A partir desta sexta-feira (28), consumidores de todo Brasil poderão efetuar compras com pix por aproximação. A novidade é semelhante ao método de pagamento com débito e crédito e permite que transferências sejam realizadas encostando o celular na máquina de cartão.
Outra facilidade é a possibilidade de inserir o pix na carteira digital, excluindo a necessidade de acessar o aplicativo do banco para executar as transações. Mas, atenção, a disponibilidade da modalidade é facultativa, ou seja, nesta primeira fase, só poderão aproveitar a modalidade, portadores de dispositivos móveis com sistema operacional Android e usuários de produtos google, que tenham conta em instituições financeiras inscritas no open finance.
Leia mais notícias da região aqui
Além disso, somente oito entidades estão aceitando a categoria de pagamento, sendo elas: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander, mais doze marcas de máquinas de cartão que firmaram parceria com o google para aderir ao método: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.
De acordo com o Banco Central, o valor máximo para operações será de R$500,00, podendo ser reduzido de acordo com a preferência do cliente, ou determinar um limite diário.
Adesão
Para habilitar o método de pagamento, basta acessar a carteira digital presente no celular, vincular a conta bancária e confirmar a autorização solicitada no aplicativo da instituição financeira.
No momento de realizar a transação, é necessário selecionar o pagamento, revisar se as informações estão corretas e confirmar.
*Texto de Letícia Silva supervisionado por Gabriela Leite.



