RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Foliões em São Paulo podem encarar locais com mais de 60°C durante blocos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Prestes a dar a largada para o Carnaval sob altas temperaturas, a cidade de São Paulo tem pontos de concentração de blocos que podem registrar mais de 60°C.

É o que indicam imagens feitas com câmera termográfica na terça-feira (25) e na quarta-feira (26) pelo movimento As Águas Vão Rolar, organizado por um grupo de 70 blocos carnavalescos da capital paulista.

Os registros de terça foram feitos nas praças Roosevelt e da República e nas imediações do Shopping Light e do Theatro Municipal, perto da prefeitura. Na quarta, as fotografias foram tiradas no Ibirapuera, no Largo da Batata e na avenida Sumaré.

Um ponto no solo perto do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, chegou a marcar 68,2°C. Já o largo da Batata teve registro de 61,5°C. Cada imagem exibe um ponto máximo e um mínimo de temperatura. A menor indicação apareceu em uma imagem na área da escadaria do Theatro Municipal.

No fim de janeiro, o grupo de blocos enviou uma carta com recomendações à administração municipal para enfrentar o calor extremo durante o Carnaval de rua deste ano. Entre as reivindicações estavam a criação de um gabinete de crise, a distribuição gratuita de água e a flexibilidade dos horários da concentração e desfile dos blocos.

Na última quinta-feira (20), a gestão Ricardo Nunes (MDB) anunciou a distribuição de 2,2 milhões de copos de água nos três finais de semana de desfiles dos blocos de Carnaval deste ano.

Além das reivindicações, o movimento de blocos também criou uma cartilha para distribuição nos cortejos, na qual orienta os foliões a beberem água e a usarem filtro solar.

CALOR FICA ATÉ QUARTA-FEIRA DE CINZAS

De acordo com a previsão da Climatempo, os dias em solo paulista ficarão ainda mais quentes durante a folia, com temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média climatológica.

No caso da capital paulista, essa média de março é de 28°C, o que levaria o calor para a faixa entre 33°C e 35°C em todos os dias a partir de sexta-feira (28) até a Quarta-feira de Cinzas (5).

O instituto está chamando essa fase de quinta onda de calor do ano. No entanto, oficialmente, o país teve apenas três ondas de calor desde 1º de janeiro, e todas foram no Rio Grande do Sul. Atualmente, os gaúchos vivem a terceira.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS