Hoje é aniversário de 42 anos do cantor e compositor que é um dos maiores nomes do pagode da atualidade. Por isso, saiba tudo sobre Thiaguinho.
Tudo sobre Thiaguinho
Nascido Thiago André Barbosa, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava.
As referências musicais da família também influenciaram o garoto, que ouvia Elis Regina e Tim Maia. Ainda menino, cantava e tocava violão nos corais da igreja que frequentava com sua mãe.
Como conta seu site oficial, Thiaguinho “conheceu o pagode por meio de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro”. Seu primeiro trabalho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, e 2002, que o cantor foi revelado.
“Determinado em seu propósito de ser um cantor de pagode, ele seguiu em frente, até que um dia foi convidado para ser o vocalista do Grupo Exaltasamba. Com muito talento e carisma, Thiaguinho conquistou os fãs do Exaltasamba e agregou milhões de outros em todo o país, transformando o grupo no maior sucesso deste segmento no Brasil.”.
Thiaguinho permaneceu no Exaltasamba – dividindo os vocais com Péricles – de 2003 a 2012 e lançou 10 álbuns e 5 DVDs, entre ao vivo e de estúdio. Ainda em 2012, seguiu em carreira solo e lançou seu primeiro álbum e DVD solo, “Ousadia & Alegria”, que recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode e certificado de platina pelas 80 mil cópias vendidas.
Thiaguinho também criou em 2009 a empresa Paz & Bem, uma editora, gravadora e administradora musical.

Em 2014, Thiaguinho lançou o álbum “Outro Dia, Outra História”, que lhe rendeu certificado de disco de ouro pelas 40 mil cópias vendidas. “Hey, Mundo!”, seu terceiro álbum, foi lançado em 2015 e recebeu certificação de disco de dupla platina pelas 160 mil cópias vendidas.
Seu segundo DVD “#VamoQVamo” foi lançado em 2016 e, em janeiro de 2017, foi a vez do álbum de muito sucesso “Tardezinha”. Em seguida, o álbum “Só Vem” foi lançado em 2017 e recebeu certificado de ouro pelas 40 mil cópias vendidas. Em junho de 2018, foi a vez do álbum “Tardezinha 2”
Em setembro de 2019, Thiaguinho lançou “Vibe”, seu terceiro DVD da carreira. No ano seguinte, veio o ao vivo “Tardezinha no Maraca”, e em 2021 os álbuns “Infinito Volume 1 e 2”. O primeiro trouxe o sucesso “Falta Você”, de Cauique, Diogo Leite e Rodrigo Leite.
Os álbuns mais recentes do cantor foram os ao vivo “Meu Nome é Thiago André” (2022), “Esquentha Tardezinha” (2023), “Tardezinha para a Vida Inteira” (2024) e “Sorte” (2024).
Entre os principais sucessos de Thiaguinho, estão as composições, solo ou em parceria:
- A gente faz a festa – com Flávio Venutes
- Abandonado – com Pezinho
- Até o sol quis ver – com Claudio Bonfim
- Buquê de flores – com Pezinho
- Céu e fé – com Bruno Cardoso e Luiz H. Damasceno
- Deixa eu te fazer feliz – com Pezinho
- Desencana – com Guilherme Lucindo
- Duas vidas num só ideal – com Pezinho
- Essa não – com Índio e Daniel Miranda
- Estrela
- Eu quero é ser feliz – com Gabriel Barriga
- Eu te conquistei
- Faz falta – com Cláudio Bonfin e Índio
- Fugidinha – com Rodriguinho
- Graça – com Rodriguinho
- Livre Pra Voar – com Rodriguinho
- Muleke conquista – com Gabriel Barriga
- Não tem hora e nem lugar – com Rodriguinho e Matheus Sena
- O grande amor – com Izaías e Péricles
- O poder do pretinho – com Gabriel Barriga
- Palavras de amigo – com Rodriguinho
- Pra mim não é – com Bruno Cardoso e Flávio Venutes
- Sua metade – com Alexandre Pires
- Tá Vendo Aquela Lua – com Pezinho
- Uma história, uma vida – com Rodriguinho
- Vai começar tudo de novo – com Gabriel Barriga e Tiago Mateus
- Vai e chora – com Gabriel Barriga
- Vai, novinha – com Gabriel Barriga, Billy SP e Cleitinho Persona
- Valeu – com Rodriguinho
- Vinhos e lingeries
- Virei a Mesa – com Rodriguinho
- Viver sem Ti
- Aquela Foto
.



