RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Avião de Lula arremete durante pouso em Sorocaba

BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O avião do presidente Lula (PT) arremeteu durante o pouso por conta de ventos fortes na cidade de Sorocaba (SP), a 100 km da capital paulista, nesta terça-feira (18).

Ventos fortes motivaram a manobra, considerada segura e feita por volta das 15h, segundo informações da Rede Voa, que administra o aeroporto executivo e de manutenção Bertram Luiz Leupolz. O avião presidencial pousou com segurança às 15h33 em uma segunda tentativa.

A arremetida consiste em reverter o movimento de mergulho durante a aterrissagem, por causa de algum risco de acidente. Depois, os pilotos recuperam altitude para repetir a manobra de pouso.

Após a manobra, a aeronave presidencial, um Airbus A319-ACJ, pousou normalmente no aeroporto.

De acordo com a Rede Voa, a cabine do Aeroporto de Sorocaba informou à equipe da aeronave Força Aérea 01 (da presidência) que havia vento de cauda (a favor do sentido do avião). Essa condição de tempo acelera a velocidade de voo.

A ventania, com rajadas de até 54 quilômetros por hora, foi observada em toda macrorregião de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil de São Paulo.

Ninguém da comitiva de Lula -incluindo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego)- ficou ferido, segundo informações da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República.

Lula foi a Sorocaba em visita ao parque fabril da Toyota. O presidente já está nas dependências da montadora e deve discursar ainda nesta terça.

A montadora japonesa anunciou um plano de investimento de R$ 11,5 bilhões no Brasil, que inclui a construção de uma fábrica para produção de modelos híbridos flex (funcionam com gasolina, álcool ou eletricidade), como o Yaris Cross e um novo modelo ainda a ser anunciado. O início da operação da nova fábrica está planejado para 2026.

A nova unidade terá capacidade produtiva de 100 mil carros por ano, aumentando em 50% a atual operação do parque fabril de Sorocaba.

Essa foi a segunda visita do presidente ao município do interior paulista em menos de uma semana. Na última sexta (14), ele participou de um anúncio de compra de ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cujo financiamento é repartido entre União, estados e municípios.

O presidente já passou por outros contratempos em voos oficiais, como ao voltar da Cidade do México em outubro do ano passado. O “Aerolula”, como é conhecido, precisou sobrevoar em trajetos quase circulares para gastar combustível e voltar a pousar com segurança no aeroporto da capital mexicana.

Desde então, Lula relembrou o episódio em discursos, chegando a afirmar ter tido tempo para “repensar a vida”.

A agenda dele prevê a volta a Brasília no início da noite desta terça, mas deve sofrer atrasos.

MARIANA BRASIL E PEDRO S. TEIXEIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS