RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Risco de ser adolescente hoje

Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos. Escreve o Blog do Consa.
Foto: Reprodução/Google

Assisti à série de quatro episódios ADOLESCÊNCIA, sucesso de 100% na crítica, 91% de público. Percentuais nunca vistos. Esquerda e direita aprovaram o seu conteúdo. Ela questiona a paternidade atual.

Sensibilizou até o governo inglês, que está mudando as coisas no país por causa da série. Não houve apenas um fato real, a série baseia-se em vários fatos reais.

Foi filmada em plano-sequência, ou seja, uma técnica de filmagem que registra uma cena inteira sem cortes de câmera. É uma técnica que pode tornar uma obra audiovisual mais realista e rica. Não existe mistério.

Pela internet, os portadores de baixa auto-estima encontram explicação na teoria do 80/20 e e se engajam na rede manosfera (misoginia – odeia as mulheres). Aparece na série o termo “incel”,  celibatários involuntários, os homens que culpam as mulheres por seu fracasso sexual.

Alguns ícones são a figura de comprimido, símbolo dos “red pill” (referência à pílula que revela a verdade em “Matrix”), e o emoji de “100” — referência à teoria 80/20.

As escolas na série são apresentadas como jaulas, um ambiente de desamor, com professores desestimulados que precisam explicar coisa para quem não fez nenhuma pergunta, não tinha nenhuma dúvida a ser tirada. 

Os dois primeiros episódios são mais policiais, o terceiro é tenso, conversa dele com a psicóloga e o quarto apresenta a família viajando numa vã (pai, mãe, filha) 

SINOPSE

A vida da família Miller muda drasticamente quando Jamie (Owen Cooper), de 13 anos, é preso sob a acusação de assassinar uma colega de escola. Seu pai, Eddie (Stephen Graham), luta para compreender o que aconteceu, enquanto a psicóloga Briony Ariston (Erin Doherty) tenta desvendar a mente do garoto. O inspetor Luke Bascombe (Ashley Walters) lidera a investigação, determinado a descobrir a verdade por trás do crime. À medida que o caso avança, segredos são revelados e a linha entre inocência e culpa se torna cada vez mais tênue. A pressão da mídia e a opinião pública transformam a vida dos Miller em um pesadelo, colocando em xeque os laços familiares e a confiança entre pai e filho. Dirigida por Philip Barantini, a série marca mais uma colaboração entre ele e Stephen Graham, após o elogiado O Chef. Com uma abordagem intensa e realista, Adolescência explora o impacto devastador de uma acusação tão grave na vida de uma família, deixando no ar a pergunta: o que realmente aconteceu? (IA)

2025 | Policial, drama, suspensa

Título: Adolescência (Netflix)

Criado por Jack Thorne, Sephen Graham

Elenco: Sephen Graham, Owen Cooper, Ashley Walters  

Nacionalidade: Reino Unido 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS