RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pai de arquiteto morto após atropelar assaltante também foi assassinado a tiros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O arquiteto Jefferson Dias Aguiar, de 43 anos, morto com um tiro no pescoço na tarde de terça-feira (1º), perdeu o pai aos 7 anos também vítima da violência. Ele era o mais velho de três filhos e foi criado no bairro Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, onde vendia pão de bicicleta para ajudar a família e custear os estudos.

Assim como o pai, o arquiteto foi morto com três tiros. Jefferson foi baleado por um criminoso após tentar defender uma mulher vítima de assalto na marginal Pinheiros, no Butantã, zona oeste. “Ele era o certo pelo certo. Não suportava injustiça”, diz Carlos Vasconcelos Barbosa, cunhado de Jefferson, que o conheceu na infância, quando eram vizinhos.

O arquiteto se casou com uma professora, que conheceu por meio de amigos em comum, há cerca de um ano. Com o sonho de ser pai, se mudou do Morumbi com a esposa para o Jardim Paraíso três semanas atrás. O imóvel, segundo o cunhado, era maior e mais próximo do trabalho da mulher.

Apaixonado por arquitetura, Jefferson construiu a parte de cima da casa onde a mãe mora até hoje. O escritório dele fica na mesma comunidade onde diversos portões mostram cartazes de luto.

Um vizinho do antigo endereço do arquiteto o descreve como uma pessoa “nota mil”. Jefferson gostava de ciclismo, era acostumado a dar passeios de bike e fazer caminhada com a esposa no parque Ibirapuera. Ele gostava de reunir a família no apartamento para jantar e sempre levava um prato para o porteiro.

A esposa, segundo o morador ouvido pela Folha de S.Paulo, que preferiu não ser identificado, diz estar em choque. O casal completou um ano de casado recentemente.

Jefferson tinha um escritório de arquitetura no Jardim São Luís. Segundo suas redes sociais, ele se formou em arquitetura e urbanismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2015, tinha um escritório.

No site oficial, descrevia que o escritório foi criado no intuito de transformar e criar ambientes para responder às necessidades dos clientes por meio de uma “arquitetura personalizada que valoriza a identidade de cada um deles”.

Costumava postar fotos de suas viagens, como a ida a Tailândia, Chile e cidades no Brasil, como o Rio de Janeiro. Também mostrava andanças de bicicleta, cliques com amigos e familiares.

O arquiteto estava dentro do carro com um colega quando viu uma mulher sendo assaltada na rua Desembargador Armando Fairbanks. Imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas apontam que ele acelerou em direção ao criminoso, atingindo-o e fazendo com que ele caísse da moto.

A colisão ocorreu cerca 15 segundos após o assalto, a aproximadamente 60 metros de distância de onde a mulher foi abordada. O motociclista fugia pela calçada e foi atropelado na esquina do mesmo quarteirão onde havia acabado de fazer o assalto.

Um vídeo mostra que Aguiar abre a porta do carro logo após acertar o assaltante. O criminoso levanta rapidamente e aponta a arma contra o motorista do carro em seguida, antes que Aguiar conseguisse sair do carro. O arquiteto cai no asfalto já ferido.

A imagem também mostra que água do radiador do carro se espalhou pelo asfalto logo após a colisão. A moto usada no assalto ficou no local do crime, e o criminoso conseguiu fugir.

A recomendação para esses casos é não intervir e acionar a polícia. “Definitivamente o que a vítima fez não e recomendável, pois expôs risco a si mesmo sem ter ter o preparo nem a blindagem suficiente para intervir”, orienta o especialista em segurança pública Alan Fernandes, coronel da reserva da PM paulista.

O corpo de Jefferson será velado e enterrado nesta quinta-feira (3) em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

BARBARA MARQUES E ISABELLA MENON / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS