RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CETRAS Morro do São Bento reintroduz 115 animais na natureza em três meses

Centro atua na reabilitação de animais silvestres vitimizados e fortalece a preservação da fauna

Foto: Divulgação

Nos três primeiros meses de 2025, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, reintroduziu 115 animais em seus habitats naturais.

O trabalho desenvolvido pelo CETRAS é essencial para a conservação da fauna, oferecendo atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres que chegam debilitados, em sua maioria após contato com áreas urbanas.

“O CETRAS Morro do São Bento se consolidou como referência em cuidado e reabilitação pela qualidade dos atendimentos e tratamentos oferecidos. Quando não há possibilidade de reintrodução, esses animais permanecem no Bosque, recebendo os cuidados necessários ao longo de suas vidas”, explica o responsável técnico do centro, Alexandre Gouvea.

Grande parte dos atendimentos envolve aves, que passam por tratamentos clínicos e nutricionais específicos para recuperar o tônus muscular e voltarem a voar.

Para ampliar a capacidade de atendimento, o CETRAS firmou uma parceria com a concessionária EcoNoroeste, garantindo um repasse de R$ 319 mil reais para aquisição de novos equipamentos clínicos e laboratoriais.

“Essa parceria representa um grande avanço para Ribeirão Preto e região, fortalecendo nossa atuação na preservação ambiental. Com esses investimentos, o CETRAS, que já é uma referência, poderá oferecer ainda mais qualidade no atendimento aos animais silvestres vitimizados”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Claudio Almeida.

O CETRAS Morro do São Bento integra a rede de 28 centros do Estado de São Paulo e desempenha um papel fundamental na reabilitação da fauna local. As reintroduções na natureza ocorrem, em sua maioria, com o apoio da Polícia Ambiental.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.