Um vazamento de grandes proporções na Avenida da Saudade, em Campinas, causou transtornos para moradores do Bairro Ponte Preta nesta segunda-feira (7). O rompimento de uma subadutora interrompeu o abastecimento de água na região e provocou rachaduras em pelo menos, dois imóveis — uma residência e uma cafeteria — que precisaram ser interditados pela Defesa Civil por risco estrutural.
De acordo com a Sanasa, responsável pelo abastecimento na cidade, o problema teve início no fim de semana, quando uma obra emergencial foi realizada na tubulação. No entanto, durante a madrugada desta segunda-feira, ao retomar o fornecimento, houve um novo rompimento, cerca de 50 metros à frente do ponto onde havia sido feito o reparo anterior.
Além dos dois imóveis interditados, outros prédios na região estão passando por vistorias para verificar possíveis danos. Técnicos da Sanasa estiveram no local e orientaram os proprietários sobre como devem proceder para solicitar ressarcimento. A empresa pública determinou que os responsáveis pelos imóveis afetados apresentem três orçamentos diferentes para análise. Após a aprovação, o valor das obras será reembolsado.
A opção por reembolso, segundo a Sanasa, visa acelerar o processo de recuperação dos imóveis. Como empresa pública, a companhia está sujeita à Lei de Licitações, o que tornaria mais demorada qualquer contratação direta para realização das reformas. A alternativa permite que os moradores escolham os profissionais e materiais, conforme suas preferências e necessidades.
A previsão da Sanasa é que o conserto da tubulação seja finalizado até as 21h desta segunda-feira, quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradual na Ponte Preta.



