RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

China responde Trump, diz que EUA fazem chantagem e que vai ‘até o fim’ em escalada de tarifas

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – O Ministério do Comércio da China afirmou na manhã desta terça (8), horário de Pequim, que irá “acompanhar até o fim” a escalada de tarifas sobre produtos americanos, após ameaça do presidente Donald Trump de uma nova taxa, de 50%, sobre os produtos chineses.

Na semana passada, Trump anunciou que os produtos chineses seriam atingidos com uma tarifa de 34% a partir de quarta-feira (9), além dos 20% que ele já havia imposto no início deste ano, elevando o total para 54%. O governo chinês, então, anunciou uma retaliação, válida a partir de quinta-feira (10), com taxação de 34% sobre as importações americanas, o que fez o republicano prometer mais tarifas nesta segunda-feira (7).

Em comunicado online creditado a seu porta-voz, o órgão diz que “os EUA ameaçam escalar as tarifas contra a China, o que é um erro em cima de outro e mais uma vez expõe a natureza chantagista do lado dos EUA, o que a China nunca irá aceitar”.

Acrescenta então que, “se o lado dos EUA insistir em ir por esse seu caminho, a China irá acompanhá-lo até o fim”. Se a escalada de Trump for implementada, Pequim tomará novas “contramedidas para proteger seus direitos e interesses”.

O ministério repete que “as chamadas ‘tarifas recíprocas’ impostas pelos EUA à China não têm base e são um bullying unilateral típico”, enquanto “as contramedidas que a China adotou são inteiramente legítimas, de modo a salvaguardar sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento e a manter a ordem comercial internacional normal”.

NELSON DE SÁ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS