RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ricardo Silva põe fim às obras do novo centro administrativo; Nogueira se manifesta

Anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa destinada a prestação de contas pelos 100 dias do governo, nesta quinta-feira (10)

Novo Centro Administrativo foi planejado em terreno da Av. Cavalheiro Paschoal Innecchi | Foto: Divulgação

O prefeito Ricardo Silva (PSD) anunciou nesta quinta-feira (10) o fim das obras do novo centro administrativo, planejado em um terreno da Av. Cavalheiro Paschoal Innecchi, no perímetro norte de Ribeirão Preto.

O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa destinada a prestação de contas pelos primeiros 100 dias do governo, eleito durante o pleito de 2024.

A decisão acontece após a suspensão da obra decidida em 120 dias. O texto considerou a necessidade de reavaliação do interesse público na obra pela atual gestão.

Sobre o contrato, Ricardo Silva anunciou que deve receber responsáveis pela construtora nos próximos dias para a discussão do encerramento do documento.

O cancelamento da obra, avaliada em R$ 173.4 milhões, foi acompanhado por diversos outros anúncios. Para os próximos 1.361 dias, Ricardo Silva anunciou a construção de um complexo Neuro sensorial na Avenida Leão XIII, a estruturação da UPA Central, a construção do Parque Rubem Cione e a implantação de duas bases policiais na Praça Schmidt.

Parte do dinheiro destinado ao novo centro deve auxiliar o pagamento dos projetos futuros, ainda de acordo com o anúncio da administração.

Servidores durante coletiva dos 100 dias | Foto: Divulgação

Conto velho

Aprovada pela Câmara de Ribeirão Preto em 2019, a construção do novo Centro Administrativo foi apresentada por Duarte Nogueira (PSDB) como proposta de governo ainda durante a primeira temporada do político no executivo municipal, entre 2017 e 2020.

O ex-prefeito do município conduziu o início da obra mesmo com mobilizações contrárias de órgãos comerciais – como ACIRP, Sincovarp – e políticos de oposição. Entre as principais justificativas que contrariavam a construção, argumentava-se o abandono do Centro até a dificuldade de locomoção por servidores pela falta de linhas de transporte público.

A falta de diálogo entre a parte interessada e população também foi acusada pelos contrários ao novo edifício. A vereadora Duda Hidalgo (PT) propôs a realização de plebiscito para que a opinião popular fosse considerada, porém a proposta nunca avançou além do plenário do legislativo municipal e do feed do Instagram.

Nogueira chegou a nomear o prédio em homenagem ao pai, Antônio Duarte Nogueira – que também ocupou a prefeitura de Ribeirão Preto por 10 anos, entre o início dos anos 1970 até 83, em dois mandatos. A nomeação foi publicada em 18 de dezembro, poucos dias do término do segundo mandato do político tucano.

Durante o período eleitoral, o então candidato Ricardo Silva (PSD) – eleito em 2024 como prefeito de Ribeirão Preto – confessou a intenção de não seguir com o andamento das obras.

Ao jornalismo do TH+, o ex-deputado federal disse (agosto de 2024): “minha posição é clara e já assumi esse compromisso: a Prefeitura ficará no Centro. Sou favorável à estrutura de um Centro Administrativo, de todos os serviços ficarem próximos, para que o governo funcione melhor, mas ele não será construído fora do Centro”.

Nogueira se manifesta

Sobre o cancelamento das obras, o jornalismo do TH+ Portal tentou contato com Duarte Nogueira para que o ex-prefeito se manifestasse sobre a decisão. Confira o posicionamento na íntegra:

“As obras do novo Centro Administrativo trata-se de um projeto concebido com base em estudos técnicos e estratégicos, visando à racionalização de gastos públicos, à centralização dos serviços administrativos e à melhoria do atendimento à população. A proposta previa economia com aluguéis, mais eficiência na gestão e valorização de uma área central da cidade, promovendo também a requalificação urbana.

Entendo que cada gestão tem o direito de estabelecer suas prioridades, e desejo êxito ao atual governo em suas decisões. Reforço, no entanto, a importância de que as escolhas sejam sempre pautadas pelo interesse público, pela responsabilidade fiscal e pelo planejamento de longo prazo que Ribeirão Preto merece”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS