RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

6º Mutirão contra a dengue acontece neste sábado em Campinas

6º Mutirão contra a dengue acontece neste sábado em Campinas
Foto: Carlos Bassan

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 12 de abril, o 6º mutirão municipal de 2025 para prevenção e combate à dengue. A mobilização acontece das 8h às 12h em cinco bairros da região Sudoeste. São eles:

  • Núcleo Residencial Vila Vitória 
  • Conjunto Mauro Marcondes
  • Conjunto Habitacional Vida Nova 1
  • Conjunto Habitacional Vida Nova 2
  • Parque Aeroporto 


Durante a ação, imóveis serão visitados para controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença e de outras arboviroses. No mesmo período, a população será orientada sobre cuidados necessários para prevenir a doença.

O mutirão reúne pelo menos 150 agentes da Saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. 

O ponto de encontro dos profissionais será às 8h no Centro de Educação Infantil (CEI) Dulcineia Regina Bittencourt Alves, que fica Rua Plínio de Moraes, 117, no Conjunto Habitacional Vida Nova.

Os locais foram escolhidos a partir da análise epidemiológica, que considerou o potencial de transmissão da dengue nas últimas quatro semanas.

A Administração repete a estratégia de usar um drone para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.

Entre 1º de janeiro e 11 de abril, Campinas contabilizou 19.021 casos de dengue. Três pessoas morreram. 

Como identificar os profissionais?

Os trabalhadores da Impacto usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça cinza, e têm crachá. Já os agentes de saúde usam identificação da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 199, da Defesa Civil.

O mutirão é multissetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Trabalho e Renda, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

Prevenção

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

O que já foi feito em 2025

Controle de criadouros: 324.365 visitas a imóveis (até 9/04).
Nebulização: visitas a 71.383 imóveis (até 9/04).
5 mutirões (até 11/04)
14,7 mil toneladas de resíduos retirados em ações (até 31/03).
73  lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 22/03).
250 servidores brigadistas.
300 servidores capacitados.
Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 54.681 (desde fevereiro de 2024).
53 capacitações para profissionais de saúde. 
Instalação de armadilhas para Aedes aegypti em pontos estratégicos.

Assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS