RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ministério da Saúde rebate críticas de Jojo Todynho ao SUS: ‘Que mico foi esse?’

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde resolveu entrar na polêmica envolvendo Jojo Todynho e Cariúcha nos último dias nas redes sociais. O episódio começou com as críticas da campeã de A Fazenda 12 às pessoas que defendem o Sistema Único de Saúde durante entrevista a um podcast.

Não demorou muito para que a apresentadora do Fofocalizando, do SBT, rebatesse os comentários sem citar diretamente a cantora: “A cirurgia do estômago não diminuiu só o tamanho da pessoa. Diminuiu também o cérebro”. Em agosto de 2023, Jojo Todynho fez uma cirurgia bariátrica e perdeu mais de 80 kg.

Já nesta sexta-feira (11), o Ministério da Saúde decidiu se posicionar de forma inusitada: publicou uma cartilha nas redes sociais rebatendo as declarações de Jojo e reforçando a importância do SUS para a saúde da população brasileira.

O órgão usou o famoso bordão da cantora — “Que tiro foi esse?” — para ironizá-la e ainda fez um trocadilho com seu nome: “Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS.” De quebra, o post ainda elogiou a atitude de Cariúcha, usando o slogan da apresentadora: “Sou toda natural, bonita pra caramba.”

“Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta: toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, escreveu o perfil oficial. “‘Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS”, completou.

Na cartilha, além de enumerar as atribuições do SUS, o Ministério destacou que o sistema é referência no Brasil e inspiração para o mundo, citando iniciativas como a Estratégia de Saúde da Família, o combate ao HIV/Aids e o programa de controle do tabagismo.

“O SUS também tem inspirado outros países, como o Reino Unido, que avalia implantar uma estratégia relacionada à Saúde da Família, com atuação de agentes nas comunidades. O SUS é para todos nós! Mesmo quando você não percebe, o SUS está lá — gratuito, universal e essencial”, concluiu a publicação.

ANA CORA LIMA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.