RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Piracanjuba amplia projeto que utiliza IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, anunciou a ampliação da campanha “Desaparecidos”, que utiliza IA (Inteligência Artificial) e arte digital para atualizar e divulgar o rosto de pessoas não localizadas em suas embalagens. Lançada em outubro de 2024, a nova etapa do projeto tem mais 50 fotos, além da participação de novos produtos e marcas do grupo, como a LeitBom.

As embalagens trazem, além da imagem atualizada, a idade estimada da pessoa, o local onde foi vista pela última vez e uma foto antiga para comparação. Quem reconhecer alguém pode entrar em contato com a Associação Mães da Sé por meio do site oficial da campanha.

As novas imagens também passarão a estampar as embalagens de leite em pó da Piracanjuba. Embora nenhuma das pessoas retratadas nas caixas tenha sido localizada até o momento, a fundadora da Mães da Sé, Ivanise Esperidião, diz que a campanha gerou um impacto positivo: desde seu lançamento, houve aumento de 30% no número de pedidos de ajuda à associação, o que resultou na localização de dez pessoas nos últimos meses.

Hidreley Diao, perito e especialista em projeção de idade, é o responsável pela criação das imagens da campanha. Mesmo diante dos avanços recentes da IA, Hidreley reforça que o processo exige mais do que apenas tecnologia.

“Os resultados feitos apenas com o ChatGPT não são realistas e estão longe de representar a verdadeira fisionomia da pessoa. Minha técnica continua baseada em estudo de envelhecimento aliado ao diálogo com familiares, o que permite alcançar um resultado muito mais fiel e convincente”, afirma.

“Hoje em dia, meu trabalho é totalmente voltado para as artes. Deixei para trás minha profissão de quase 20 anos como salgadeiro para me dedicar exclusivamente às progressões e restaurações de fotos”, conta.

A diretora de marketing do grupo Piracanjuba, Lisiane Campos diz que a ampliação da campanha busca alcançar um público ainda maior de pessoas que possam ter pistas de algum desaparecido.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só em 2023 foram registrados 80.317 casos de desaparecimentos no país —alta de 3,2% em relação ao ano anterior. Desses, 52.970 pessoas foram localizadas.

“Cada novo rosto nas caixas de leite representa uma esperança renovada para milhares de famílias que aguardam, com ansiedade e dor, o reencontro com seus entes queridos. É um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada a favor de uma causa tão urgente e humana”, diz Ivanise Esperidião.

Ela destaca, no entanto, um dos principais desafios enfrentados pela entidade: o grande número de trotes e relatos falsos. “Muitas vezes, as pessoas dizem que viram alguém desaparecido, mas não informam quem era nem o local exato. Isso dificulta o nosso trabalho e aumenta a esperança de pessoas que estão passando por um período de angústia”, afirma Ivanise.

“Fiquei muito feliz com a ampliação da campanha. Minha filha fez parte da primeira fase, e é um projeto que busca ajudar muitas pessoas. Temos grande expectativa de que essas pessoas possam ser encontradas ou que elas mesmas se reconheçam nos produtos”, diz Ivanise.

O QUE FAZER EM CASOS DE DESAPARECIMENTO?

A legislação brasileira não exige um prazo mínimo para comunicar o desaparecimento. O registro pode ser feito imediatamente após o desaparecimento, assim que houver sinais de que a pessoa não está onde deveria estar ou não retornou como o habitual.

Para facilitar a identificação, recomenda-se o envio de uma fotografia atual à Delegacia de Pessoas Desaparecidas. A imagem pode ser entregue presencialmente, enviada pela internet ou encaminhada por e-mail para: [email protected].

Se a pessoa for localizada, é obrigatório comunicar o fato à delegacia eletrônica, por meio da opção “Encontro de Pessoa”, para a atualização do registro.

JÚLIA GALVÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS