RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Taubaté celebra 73ª Semana Monteiro Lobato com programação gratuita para todas as idades

Com o tema “(Re)considerações”, o evento reúne atividades culturais, acadêmicas, lúdicas e literárias espalhadas pelo Museu Monteiro Lobato — conhecido como Sítio do Picapau Amarelo — e por espaços da universidade.

Taubaté celebra 73ª Semana Monteiro Lobato com programação gratuita para todas as idades
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Taubaté inicia, nesta segunda-feira (14), a 73ª Semana Monteiro Lobato. A edição de 2025 conta com uma programação ampliada e gratuita, organizada em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau), com atrações até o dia 27 de abril,

Leia mais notícias da região aqui.

Com o tema “(Re)considerações”, o evento reúne atividades culturais, acadêmicas, lúdicas e literárias espalhadas pelo Museu Monteiro Lobato — conhecido como Sítio do Picapau Amarelo — e por espaços da universidade.

Neste ano, a Semana foi dividida em dois períodos. De 14 a 17 de abril, as atividades se concentram nos espaços da Unitau, com trilhas temáticas, conferências, palestras, oficinas de formação docente e apresentações teatrais voltadas ao universo de Monteiro Lobato.

Já entre os dias 23 e 27 de abril, o Sítio do Picapau Amarelo recebe atrações voltadas principalmente ao público infantil, como oficinas pedagógicas, apresentações teatrais, contação de histórias, lançamentos de livros e sessões de fotos com os personagens do Sítio.

A abertura oficial do evento acontece na tarde desta segunda, com a cerimônia e conferência no auditório do Sedes. A programação inclui também debates sobre literatura infantil e juvenil, reflexões sobre diversidade, ciência e o legado de Monteiro Lobato, além da tradicional homenagem ao jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e a cerimônia do Concurso de Trovas Lobateanas. O encerramento no dia 17 de abril contará com apresentação teatral e a conferência “Monteiro Lobato e Mazzaropi: dois caipiras”.

No Sítio do Picapau Amarelo, o público poderá participar diariamente das oficinas “mãos que criam”, promovidas por artesãos da Associação das Artesãs Epaminondas (AEE), além das sessões de teatro com a Turma do Sítio, sempre às 11h, 13h e 15h. As sessões de fotos com os personagens acontecem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

No Espaço Acadêmico Literário Visconde de Sabugosa, academias de letras da região promovem exposições e vendas de obras literárias, contações de histórias e declamação de textos. A feira de arte organizada por artistas do Centro Cultural, a tradicional feira de troca de livros da Biblioteca Municipal e ações da Associação Amigos de Museus de Taubaté (AMUT) também integram a programação, além do Cantinho Culinário, com participação de entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (Fussta).

Entre os destaques da programação, está o lançamento do livro “Pena de Papagaio”, oitavo volume da série Reinações de Narizinho, escrito por Cléo Monteiro Lobato, bisneta do autor homenageado. Cléo também participa de monitorias especiais durante o evento. A Semana ainda conta com atrações musicais, aulas de dança, apresentações teatrais e lançamentos de livros infantis e infantojuvenis, muitos deles com temáticas voltadas à sustentabilidade, alfabetização e folclore regional.

Celebrada anualmente em abril, a Semana Monteiro Lobato sempre inclui o dia 18, data de nascimento do escritor. O evento é considerado um dos mais tradicionais do calendário cultural de Taubaté e se propõe a manter vivo o legado do autor, cuja obra marcou gerações e continua presente no imaginário de crianças e adultos em todo o país.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.