RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Líderes parabenizam Daniel Noboa por vitória no Equador

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Líderes internacionais parabenizaram Daniel Noboa por sua reeleição à presidência do Equador neste domingo (13). Herdeiro da maior fortuna do país, ele seguirá no cargo até 2029 com a promessa de intensificar o combate ao narcotráfico. A candidata derrotada, Luisa González, denunciou fraude e não reconheceu o resultado. EUA, Argentina, Chile, Paraguai e Guatemala já reconheceram a vitória; o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ainda não havia se pronunciado até a tarde desta segunda (14).

Entre os primeiros a se pronunciar, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou Noboa de “um grande líder para o maravilhoso povo do Equador”. Considerado um dos principais aliados dos EUA na região, Noboa é herdeiro de um magnata cujo império provém da venda de bananas. Ele já solicitou apoio militar a Washington e não descarta o retorno de bases militares estrangeiras ao país. Em sua rede Truth Social, Trump afirmou: “Ele não vai decepcioná-los!”.

Em post no X, o presidente do Chile, Gabriel Boric, destacou a participação democrática dos equatorianos nas urnas. Parabenizou Noboa por sua reeleição e reconheceu a candidatura de Luisa González “por contribuir para o fortalecimento do debate democrático com visão e coragem”.

Também nesta segunda, o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, saudou o povo equatoriano e felicitou Daniel Noboa, enfatizando a importância do processo eleitoral como expressão da vontade popular.

Já o presidente do Paraguai, Santiago Peña, manifestou apoio por meio de uma conversa telefônica com Noboa, segundo publicou em sua conta oficial. Ele reafirmou a disposição do governo paraguaio de seguir cooperando com Quito.

A chancelaria argentina também se pronunciou oficialmente. Em nota publicada no X, o Ministério das Relações Exteriores felicitou Noboa por sua vitória nas urnas.

Na Venezuela, a líder opositora María Corina Machado descreveu a reeleição de Noboa como “uma vitória para o Equador, para as Américas, para a liberdade e para a democracia”. Em sua mensagem, declarou respeito e carinho pelo povo equatoriano e por Noboa, a quem chamou de amigo. “Seguimos avançando”, escreveu. Nem o ditador Nicolás Maduro nem a chancelaria venezuelana haviam se manifestado até o início da tarde deste segunda.

NATHALIA DUNKER / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS