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Nissan inicia produção de nova geração do Kicks no Brasil

RESENDE, RJ (FOLHAPRESS) – A Nissan modernizou a fábrica de Resende (RJ) para produzir a segunda geração do Nissan Kicks. O modelo é o primeiro de uma série de lançamentos no Brasil.

A montadora japonesa está investindo R$ 2,8 bilhões para a produção do novo SUV e de mais um modelo inédito no país.

A linha de montagem recebeu novos robôs e um sistema de reciclagem. Uma prensa de pequeno porte reaproveita as rebarbas de aço que sobram após a confecção de peças como laterais e portas. O material é usado em novos componentes.

O novo Kicks será equipado com motor 1.0 turbo flex. O modelo é maior que o da geração passada, que segue em linha com o sobrenome Play.

Segundo Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina, a região é responsável por 15% das vendas globais da montadora, e 25% dessa comercialização ocorre no Brasil.

A fabricante japonesa planeja ampliar a exportação de modelos feitos em Resende. O próximo modelo montado na cidade fluminense será enviado para mais de 20 países latino-americanos, de acordo com Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Os executivos da montadora se concentraram no mercado nacional e evitaram falar sobre cenário internacional. A linha de produção da empresa na Argentina está sendo desativada, com transferência da produção da picape Frontier para o México.

“Nossa fábrica de picapes no México foi a primeira da Nissan fora do Japão. Os países que recebiam o modelo feito na Argentina passam a ser atendidos pela planta mexicana”, disse Guy Rodríguez.

A empresa aguarda os ajustes da nova política tarifária do governo Trump, que deve flexibilizar as taxas de importação para o setor automotivo. A montadora japonesa também monta automóveis nos EUA, mas grande parte dos modelos e dos componentes saem das unidades mexicanas.

Perguntado sobre o impacto das mudanças de tarifas nos preços dos carros, o presidente da Nissan América Latina evitou projeções.

“Sempre há desafios, e se tem uma possibilidade de redução de custos, fazemos isso, com foco no cliente”, afirmou Rodríguez.

EDUARDO SODRÉ / Folhapress

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