RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

EUA diz que família de homem deportado por engano está mais segura sem ele

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, afirmou em entrevista à Fox News na noite desta quarta-feira (16) que a família de Kilmar Abrego Garcia está mais segura sem ele. Nesta terça-feira (15), o DHS (Departamento de Segurança Interna dos EUA) revelou uma ordem restritiva que a esposa de Garcia, Jennifer Vasquez Sura, solicitou contra ele em 2021.

Kilmar Abrego Garcia foi deportado dos EUA por engano no mês passado. O governo Donald Trump classificou à Justiça a deportação como um erro administrativo. Apesar disso, a defesa da Casa Branca sustentou que Garcia era membro da facção criminosa MS-13 e insistiu que o Judiciário não tem competência para interferir no caso.

O DHS publicou na rede social X uma medida protetiva solicitada pela esposa de Garcia contra ele em 2021. “Kilmar Abrego Garcia tinha um histórico de violência e não era o ‘homem de Maryland’ honesto que a mídia o retratou”, afirmou o departamento. No texto, o DHS reforçou que Garcia é um membro da MS-13.

Nesta quarta-feira, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, sugeriu que a família de Garcia está melhor sem ele. “Os Estados Unidos estão mais seguros porque ele se foi. Maryland está mais segura porque ele se foi. E aquela mulher com quem ele é casado, e aquela criança que teve com ela, estão mais seguros esta noite porque ele está fora do nosso país e sentado em El Salvador, onde é o lugar dele”, afirmou Bondi em entrevista à emissora Fox News.

“Ninguém é perfeito, e nenhum casamento é perfeito”, declarou Jennifer Vasquez Sura, esposa de Garcia. Ela disse que quer o marido de volta aos EUA e sua medida protetiva de 2021 não é motivo para deportação. “Isso não é justificativa para a ação do ICE de sequestrá-lo e deportá-lo para um país do qual ele deveria estar protegido de ser deportado”, afirmou em um comunicado.

Ela também disse que pediu a medida protetiva por precaução, já que sofreu violência doméstica em um relacionamento anterior. “Agi por precaução após um desentendimento com Kilmar, buscando uma ordem de proteção civil caso a situação piorasse. A situação não piorou, e decidi não prosseguir com o processo judicial cível”, esclareceu Jennifer.

Kilmar Armando Abrego Garcia está vivo e seguro em uma prisão para terroristas em El Salvador. A Embaixada americana em El Salvador enviou os relatórios sobre o deportado. “Abrego Garcia está atualmente detido no Centro de Confinamento de Terroristas em El Salvador. […] Ele está vivo e seguro naquela unidade”, diz a manifestação.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, Garcia entrou ilegalmente no país em 2012. Em março de 2019, ele foi identificado como membro da gangue MS-13 e foi reconhecido como tal pela justiça em abril do mesmo ano. O governo Trump não apresentou provas de que o homem pertence à gangue.

Em 2019, um tribunal revogou permanentemente a possibilidade do homem ser deportado a El Salvador. Entretanto, ele foi enviado ao país no mês passado, junto a um grupo de mais de 200 pessoas, a maioria venezuelanos acusados de integrarem a quadrilha Tren de Aragua, com base em uma lei do século 18.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS