A série “Golpe da Cidadania” narra a luta de uma mãe brasileira que teve o filho sequestrado pelo próprio pai. Com dois episódios que já estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de áudio, a série é uma produção exclusiva da Novabrasil, com produção e narração do jornalista Camilo Mota.
Karin Aranha, a mãe brasileira, conheceu o egípcio Ahmed Tarek Mohammed através de rede social. Apaixonaram-se e ela foi para o Egito, onde permaneceu por 7 meses.
Ao retornar ao Brasil, Karin Aranha descobre que está grávida. Ela resolve parir no exterior e trabalhar também fora do país. Quando retorna, o companheiro, que deveria estar a aguardando no aeroporto com a criança, desaparece.
Karin recorre à Justiça, mas que tem suas limitações pela especificidade do caso. Nesta matéria assinada por Camilo Mota há mais detalhes sobre o caso. “Esse é um dos casos difíceis de se cobrir. Primeiro, pela complexidade e segundo, pela sensibilidade, de ouvir uma história difícil e que, ao mesmo tempo, coloca a mãe numa situação de vulnerabilidade e até impotência. Ao mesmo tempo, é uma história que exige ainda mais atenção na apuração, são narrativas que se divergem e dependem de atores internacionais, o que dificultam sua resolução. É uma matéria que alerta as pessoas”, explica Camilo.
A reportagem se transformou em podcast a partiu do momento que Camilo teve contato e conhecimento da complexidade do caso. “Com o intuito de fazer os ouvintes refletirem e não tirar conclusões. Minha intenção era mostrar que casos como esse não são incomuns e pode acontecer com qualquer pessoa, por mais irreal que parece”



