RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Venda do Banco Master ao BRB mobiliza rede de figuras influentes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O anúncio da venda do Banco Master para o BRB (Banco de Brasília), em março, tem movimentado figuras influentes dos mundos financeiro, político e jurídico, empenhadas em emplacar narrativas favoráveis aos seus aliados.

Os banqueiros Daniel Vorcaro, controlador do Master, e André Esteves, chairman do BTG Pactual, protagonizam o imbróglio, acompanhados dos nomes ligados ao BRB: Paulo Henrique Costa, presidente, e Ibaneis Rocha (MBD), que chefia o governo do DF, ao qual está vinculado o banco estatal.

Vorcaro fez com que o Master crescesse nos últimos anos usando estratégia considerada agressiva de venda de CDBs com alta remuneração aos aplicadores. Esteves se consolidou como um dos principais banqueiros do país desde o início da década de 1990 por um estilo arrojado de fazer negócios.

Nos dois lados, há informações de que os banqueiros conversam pelo menos desde o último trimestre do ano passado a respeito da possibilidade de venda do Master ao BTG. Recentemente, o banco de Esteves despontou como interessado em administrar eventual liquidação privada do Master.

Por meio da promoção de festas luxuosas e financiamento de eventos, Vorcaro se aproximou de figuras como o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, Antonio Rueda, presidente do União Brasil, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, entre outros.

Além disso, o banco contratou como consultores pessoas capazes de expandir suas relações, como Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, e Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, que marcou encontro de Vorcaro com o presidente Lula (PT).

O jovem banqueiro conseguiu estabelecer alianças em um espaço antes dominado por Esteves, que ainda assim mantém ótima relação com Gilmar Mendes, ministro do STF, e Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Nas presidências de Eduardo Cunha (PRD-RJ), Rodrigo Maia (atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e Arthur Lira (PP-AL), Esteves era uma das pessoas mais influentes na Câmara dos Deputados. Hoje, no entanto, não há interlocução com Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem boa relação com Vorcaro.

As relações políticas do BRB também compõem a negociação. Paulo Henrique Costa foi apadrinhado de Ciro Nogueira por anos, e a vice-governadora do DF, Celina Leão, é filiada ao PP, do qual o senador é presidente. Tanto ela como Ibaneis negociam o apoio político do União Brasil de Rueda para suas campanhas em 2026 -ela, para governadora, e ele, para senador.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.