RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Oficina de jornalismo envolve alunos autistas em atividades de conscientização sobre o tema

Ação acontece na EMEF Neuza Michelutti Marzola; estudantes fizeram entrevistas e produziram reportagem para promover a inclusão e o entendimento sobre o autismo

Foto: Divulgação

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neuza Michelutti Marzola, localizada no Jardim Maria Goretti, participam de uma oficina de jornalismo com o objetivo de promover a conscientização sobre o autismo. A atividade faz parte do Projeto de Cinema Itinerante Mosaico Goia, composto por ações culturais que envolvem os estudantes na produção de curtas-metragens, podcasts, exposições fotográficas e reportagens.

Durante a oficina, as crianças e os adolescentes da escola produziram uma reportagem com entrevistas entre os colegas. Gravaram perguntas como, “o que é autismo”, e muitos se surpreenderam ao perceber que não sabiam a resposta. Um aluno autista também foi interrogado e compartilhou sua experiência pessoal com alegria e entusiasmo em participar ativamente da conscientização. Seu depoimento foi um verdadeiro show de ensinamentos e lição de vida, trazendo uma rica reflexão sobre a importância da inclusão.

“A ideia da oficina foi dar voz aos alunos autistas, permitindo que compartilhassem suas vivências e fizessem parte da ação jornalística. O processo de conscientização tem sido realizado ao longo de todo o mês, com atividades que envolvem debates, reuniões de pauta, produções fotográficas e de imagens, e atividades escritas, engajando toda a comunidade escolar”, explica Norma Donizeti Alves Patriarcha, gestora da escola.

A EMEF Neuza Michellutti Marzola atende cerca de 1.000 alunos, dos quais 30 com deficiências, a maioria possui TEA. O dia 2 de abril, Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, foi especialmente marcante para a escola. “A inclusão é um compromisso que eu tenho, não só como gestora, mas como alguém que viveu a experiência de ter um irmão com Síndrome de Down. Quero que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, se sintam valorizados e tenham suas vozes ouvidas”, afirma Norma.

O Projeto de Cinema Itinerante Mosaico Goia foi sugerido por uma professora do Conselho Escolar e é uma ação de grande importância para a unidade escolar, que segue aberta à colaboração e disposta a registrar as atividades que envolvem seus alunos autistas, garantindo que todos tenham a oportunidade de brilhar e compartilhar suas histórias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS