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Em baixa na China, Audi estreia marca em letras maiúsculas e apresenta novo elétrico

XANGAI, CHINA (FOLHAPRESS) – A Audi apresentou na última semana, no Salão do Automóvel de Xangai, o E5 Sportback, novo utilitário esportivo puramente elétrico. O modelo foi desenvolvido com exclusividade para o mercado chinês.

O SUV marca a estreia oficial da nova identidade da montadora no país, com a identificação AUDI -em caixa alta e sem os tradicionais quatro anéis. É como se fosse uma nova divisão da montadora, que faz parte do grupo VW.

Com perfil fastback e visual de linhas futuristas, o E5 Sportback foi projetado sobre uma plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, mirando o público jovem e digitalizado.

A fabricante afirma que o modelo combina o DNA de engenharia da Audi com o ecossistema digital chinês, numa tentativa de atender consumidores locais que buscam conectividade e inovação.

O SUV tem 4,88 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,47 metro de altura. A autonomia máxima declarada é de 770 quilômetros, com potência de até 579 kW (776 cv). A configuração e o posicionamento do carro indicam uma estratégia voltada a disputar espaço com rivais locais que têm dominado o segmento de elétricos premium.

A nova marca AUDI já havia sido anunciada previamente, mas sua primeira aparição diante do público ocorreu agora em Xangai. A mudança visual é interpretada como uma tentativa da montadora de iniciar uma nova fase na China, maior mercado automotivo do mundo e peça-chave nas metas globais da empresa.

A estreia acontece em um momento de retração para a Audi no país. A exemplo de outras marcas que integram o grupo Volkswagen -como Porsche e Skoda-, a montadora enfrenta queda nas vendas, pressionada pela concorrência de fabricantes chinesas, que avançam com modelos elétricos mais baratos e equipados com tecnologias locais.

Fabricantes europeus, especialmente os alemães, vêm enfrentando dificuldades para manter a demanda por veículos de luxo na China, onde a recuperação econômica do setor ainda é incerta. As marcas locais têm ganhado espaço rapidamente, adaptando-se mais rápido às preferências digitais do consumidor chinês e oferecendo produtos com melhor custo-benefício.

Diante desse cenário, a Volkswagen também aproveitou o Salão de Xangai para lançar três novos modelos direcionados ao mercado chinês, numa tentativa de reverter a tendência de queda e reconectar-se com o consumidor local.

A estratégia inclui o reforço de parcerias com fabricantes locais, como a própria SAIC, e o desenvolvimento de produtos com maior foco em conectividade, design e alto desempenho elétrico.

THIAGO BETHÔNICO / Folhapress

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