A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Narco Vela, para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas através de embarcações como barcos e veleiros. Foram cumpridos mandados de busca e de prisão em Ilhabela, São Sebastião e Taubaté.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o divulgado pela PF, uma residência em Ilhabela, localizada no bairro da Feiticeira, foi alvo de busca e apreensão, mas nenhum suspeito foi encontrado no local. A Polícia Federal não divulgou detalhes sobre o que foi apreendido.
Já em São Sebastião, foi cumprido um mandado no bairro Vila Amélia, na casa de um homem que está preso por tráfico de drogas nos Estados Unidos. Não foi divulgada a relação de bens apreendidos.
Em Taubaté, uma outra casa também foi alvo da operação. No local, foram apreendidos acessórios de luxo, como relógios e correntes de ouro. Uma pessoa foi presa.

A operação ocorre de forma simultânea em diversos estados do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens que somam até R$ 1,32 bilhões.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início após um alerta do DEA (agência antidrogas dos Estados Unidos), que comunicou a apreensão de três toneladas de cocaína em fevereiro de 2023. A droga estava escondida em um veleiro brasileiro abordado pela Marinha Americana em alto-mar, próximo ao continente africano.
Ainda segundo a PF, outros carregamentos foram interceptados em águas internacionais por autoridades da Guarda Civil Espanhola e da Marinha Francesa.
Os suspeitos investigados podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.



