RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mais demorada que em 2013, primeira sessão de votação demorou 3 horas e 14 minutos

FOLHAPRESS – A primeira sessão de votação do conclave demorou mais do que se esperava. Foram 3 horas e 14 minutos entre o fechamento das portas da Capela Sistina, que marca o início do processo, e o sinal de fumaça preta na chaminé da Capela Sistina. O “extra omnes” (todos fora), em que os não eleitores deixaram a capela para as portas se fecharem logo depois, ocorreu às 12h46 de Brasília (17h46 em Roma). E a fumaça apareceu no céu do Vaticano exatamente às 16h (21h).

Em relação ao conclave anterior, de 2013, a sessão foi mais longa em mais de uma hora. Na eleição em que Jorge Mario Bergoglio saiu vencedor, o fechamento das portas ocorreu às 13h35 de Brasília (17h35 locais, pois o fuso era de 4 horas naquele período do ano). E o sinal de fumaça preta foi visto pela primeira vez pelo público às 15h41 (19h41). Ou seja, a sessão demorou 2 horas e 6 minutos.

Essa aparente demora se deve, em parte, ao fato de que há mais cardeais eleitores desta vez. São 133, 18 a mais que os 115 que votaram em 2013. Como cada um deles tem de fazer um juramento antes de depositar seu voto, esse processo leva mais tempo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS