RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Veiga virou reserva? Palmeiras traçou plano para meia chegar bem no Mundial

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O meia Raphael Veiga está à disposição de Abel Ferreira no Palmeiras desde o início do mês, mas o Choque-Rei do fim de semana marcou o terceiro jogo consecutivo do camisa 23 entre os reservas.

No entanto, a ausência do ídolo palmeirense entre os titulares é um plano traçado pela comissão técnica em conjunto com o Núcleo de Saúde e Performance alviverde.

O Palmeiras está “segurando” Raphael Veiga para ter o meia em alto nível no Mundial de Clubes, que tem início para o Alviverde no dia 15 do mês que vem. O meia está tendo minutos controlados em sua volta — comum entre os atletas que retornam de lesão no clube — para estar 100% para o Mundial. Alguns atletas do clube tiveram problemas físicos e passaram por esse processo.

Veiga sofreu uma luxação no ombro no dia 9 de abril, contra o Cerro Porteño, e só voltou a ser relacionado no jogo contra o Vasco, dia 4 de maio. Veiga não entrou em campo contra o cruz-maltino; jogou 7 minutos, mais acréscimos, contra o Cerro na semana passada. Depois, cerca de 15 minutos no Choque-Rei.

A situação de Paulinho ajuda a entender o trabalho feito com Raphael Veiga. O camisa 10 chegou em janeiro após uma cirurgia na perna direita e ficou se recuperando até o dia 12 de abril, quando estreou contra o Corinthians e atuou por 14 minutos. A minutagem do atleta dobrou nos jogos seguintes. O atacante disputou uma média de 30 minutos em cada um dos últimos quatro jogos e foi titular no Choque-Rei (atuou por 65 minutos).

A expectativa é de que Veiga ganhe minutagem maior no jogo deste meio de semana. Já classificado para a próxima fase da Copa Libertadores, Abel deve rodar o elenco mais uma vez e dar minutos a atletas que se recuperaram de lesão recentemente (como Marcos Rocha, Murilo e Raphael Veiga) e que não têm atuado tanto (como Vanderlan, Luighi e Thalys).

João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, falou após a vitória no clássico do fim de semana sobre a importância da construção de um elenco mais equilibrado. Veiga sofreu sem um substituto à altura antes da chegada de Maurício, e hoje o Palmeiras tem vários jogadores que podem fazer a função (Estêvão, Maurício, Allan, Felipe Anderson e Facundo Torres) — o que permite não acelerar o retorno.

“Sabíamos que essa seria uma temporada muito, muito, muito desgastante e que precisaríamos de um elenco um pouco mais equilibrado em todas as posições. Faz parte do contexto ter muitas lesões e temos que ter opções válidas para manter o nível. Os jogadores do banco hoje passaram por problemas físicos já nessa temporada. Murilo, Veiga, Maurício”, disse Joao Martins, auxiliar de Abel Ferreira, após a vitória no Choque-Rei.

Raphael Veiga busca somar gols e assistências após o Paulistão. O meia tem 19 jogos no ano, com 2 gols e 6 assistências — os gols e assistências do meia foram no estadual.

O meia tem apenas cinco jogos disputados somando a Copa Libertadores e o Brasileirão, com um total de 127 minutos — pouco mais de uma partida completa. A lesão fez com que o jogador ficasse um mês parado.

O Palmeiras volta a campo na quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Bolívar, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O Alviverde já está classificado para a próxima fase e é o único time com 100% de aproveitamento na competição: 4 jogos e 4 vitórias.

FLAVIO LATIF / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS