RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Empresários de Americana são presos por venda ilegal de armas ao Comando Vermelho

Foto: Divulgação / PC RJ

Dois empresários de Americana (SP) foram presos na terça-feira (13) sob suspeita de integrar uma rede de fornecimento de armas ao Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio de Janeiro. A ação faz parte de uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil fluminense.

Entre os presos está Eduardo Bazzana, de 68 anos, proprietário de uma loja de armas e presidente do Clube Americanense de Tiro. Ele foi detido em casa, na própria cidade, onde os investigadores encontraram mensagens e comprovantes de pagamentos que teriam sido feitos por traficantes da facção criminosa. A operação também cumpriu mandados de busca em outros endereços ligados a Bazzana, incluindo a sede do clube de tiro, sua loja e outro imóvel no mesmo condomínio onde vive.

O segundo suspeito, Jonathan Ianovich, foi localizado e detido em São Paulo. Apesar de sua prisão ocorrer na capital paulista, ele possui residência registrada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ambos são apontados pelas autoridades como peças-chave no esquema de fornecimento de armamentos usados pela facção tanto na capital fluminense quanto em outros estados. A “Operação Contenção”, como foi batizada, cumpriu 22 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rondônia. Dez pessoas foram presas até o momento — quatro em São Paulo, quatro no Rio, uma no Mato Grosso e uma em Rondônia.

As investigações, iniciadas há dois anos, apontam que as armas seriam destinadas ao fortalecimento e à expansão territorial do Comando Vermelho, especialmente na Zona Oeste do Rio. Um dos mandados foi cumprido no condomínio de alto padrão Novo Leblon, também na Barra da Tijuca.

Os detidos vão responder por associação para o tráfico de drogas com uso de arma de fogo e em diferentes estados da federação, falsidade ideológica, porte ilegal de arma de uso restrito e comércio ilegal de armamento.

Eduardo Bazzana está preso na Cadeia Pública de Sumaré e deve passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (14). Caso a prisão preventiva seja mantida, será transferido para o Centro de Detenção Provisória de Americana.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS