RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sanasa instala reservatório de água de reúso no Pico das Cabras para apoiar combate a incêndios

Foto: Adriano Rosa

A cidade de Campinas passou a contar, desde sexta-feira (16), com um novo reforço para o enfrentamento de incêndios florestais. A Sanasa inaugurou um reservatório de água de reuso no Pico das Cabras, com capacidade para 100 mil litros, voltado ao abastecimento de caminhões do Corpo de Bombeiros.

O equipamento foi instalado nas proximidades do Observatório Municipal Jean Nicolini, ponto estratégico por concentrar áreas de mata frequentemente atingidas por queimadas. Fabricado em fibra de vidro, o reservatório tem 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e pesa 4,5 toneladas.

O prefeito Dário Saadi lembrou do incêndio de grandes proporções registrado em setembro de 2023, quando as chamas consumiram 987 hectares da região — 140 deles em Campinas. “Na época, os caminhões dos bombeiros precisavam buscar água no hidrante de Joaquim Egídio, o que atrasava o atendimento. O observatório quase foi atingido”, destacou.

O investimento foi de R$ 150 mil, bancado integralmente pela Sanasa. Segundo o presidente da empresa, Manuelito Magalhães Júnior, o uso de água de reuso para esse tipo de ação representa um avanço na gestão ambiental da cidade. “Campinas é referência nacional nesse tipo de reaproveitamento, e agora parte desse volume também contribui para preservar áreas verdes”, afirmou.

A iniciativa também deve ser replicada em outros pontos do município. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, está em estudo a instalação de novos reservatórios com capacidade de 40 mil litros em, pelo menos, quatro regiões diferentes.

Para o Corpo de Bombeiros, o novo ponto de abastecimento representa economia de tempo e mais eficiência nas ocorrências. “Antes, levávamos mais de 40 minutos para chegar até um hidrante. Agora, com essa estrutura, teremos resposta mais rápida e mais segurança para os agentes em campo”, disse o capitão Luiz Fernando Baccin, subcomandante interino da corporação.

Durante a operação de combate ao incêndio em 2023, foram usados 233 mil litros de água potável e 255 mil litros de água de reúso, além de 700 copos d’água para hidratação das equipes envolvidas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS