RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sete museus históricos do Brasil de norte a sul

Espalhados do Norte ao Sul, os museus históricos brasileiros preservam memórias do período colonial, do Império, da presença indígena e afro-brasileira. Convidam visitantes a uma verdadeira viagem no tempo.

Em cada canto do país, museus de acervo rico e patrimônio tombado contam narrativas que ajudam a entender a formação cultural do Brasil. Vem com a gente conhecer sete dessas instituições que despertam curiosidade e orgulho nacional.

Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém – PA)

Reprodução

Fundado em 1866, é um dos museus mais antigos e importantes do Brasil, dedicado ao estudo da biodiversidade e culturas amazônicas. Instalado em um casarão histórico no centro de Belém, abriga o primeiro Parque Zoobotânico do país, além de museus de antropologia e zoologia.

Tombado pelo IPHAN, o acervo do Goeldi possui mais de 4,5 milhões de itens científicos (coleções de flora, fauna e etnografia) que revelam a imensa riqueza natural e a história da região amazônica. O museu cativa o público ao reunir tesouros científicos e cenários exuberantes do bioma amazônico e reforça seu papel pioneiro na pesquisa e divulgação científica da Amazônia.

Museu da Amazônia – MUSA (Manaus – AM)

Reprodução

Inaugurado em 2009 na Reserva Florestal Adolpho Ducke, o MUSA é um museu a céu aberto na floresta amazônica. Conhecido pelas torres de observação com 42 metros de altura, trilhas ecológicas e exposições ao ar livre, aproxima o público da diversidade da fauna e flora locais.

Pavilhões temáticos falam sobre os povos indígenas da Amazônia, a biodiversidade regional e os riscos ambientais. O MUSA é um exemplo contemporâneo de museu pedagógico que conecta natureza e cultura em um cenário de floresta preservada.

Museu da Abolição – Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (Recife – PE)

Reprodução

Criado em 1957 e instalado em 1983 no histórico sobrado do Engenho Madalena, que foi residência do abolicionista João Alfredo, este museu é dedicado à memória da escravidão e da cultura afro-brasileira. Seu acervo inclui objetos do cotidiano de senhores e escravos – de utensílios domésticos a símbolos do sincretismo religioso, além de documentos sobre o processo abolicionista.

A fachada histórica azulejada é referência do século 18 e abriga exposições permanentes que valorizam a herança cultural dos afrodescendentes. O Museu da Abolição cumpre missão educativa e memorialística, estimulando a reflexão sobre a importância do fim da escravidão e o legado africano na história nacional.

Museu Histórico de Mato Grosso (Cuiabá – MT)

Reprodução

Inaugurado em 1978, este museu ocupa o belo prédio neoclássico do antigo Tesouro Provincial (1898), tombado como patrimônio estadual. Com coleções divididas em salas temáticas – Ancestralidade, Colônia, Império e República –retrata séculos da história de Mato Grosso.

Móveis, utensílios e objetos do período imperial que decoravam o Palácio Alencastro original são exibidos no acervo, junto com mapas, moedas, armas e documentos coloniais. O prédio histórico e seu acervo foram tombados pela Fundação Cultural de Mato Grosso. Visitar o museu é mergulhar na trajetória local, desde as expedições bandeirantes até a formação do estado moderno.

Museu do Ipiranga – Museu Paulista (São Paulo – SP)

Reprodução

Ícone da Independência, o grandioso edifício construído entre 1885 e 1890 no Parque da Independência foi reinaugurado em 2022 após nove anos de reforma. Parte da USP, o museu abriga 450 mil itens de arte e história brasileira, como pinturas do ciclo da Independência e objetos imperiais.

O espaço ficou em reforma por 9 anos, reabriu na celebração dos 200 anos da Independência do Brasil e já alcançou 1 milhão de visitantes até abril de 2024. Hoje, seus salões e jardins monumentais contam a história do país com exposições permanentes e itinerantes que enfatizam a pátria e sua evolução política e social.

Museu Imperial (Petrópolis – RJ)

Reprodução

Instalado no antigo Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II (inaugurado em 1862), este museu aberto em 1940 preserva a memória da Monarquia brasileira. O acervo inclui roupas e objetos pessoais da família imperial, carruagens, mobiliário e documentos reais.

Objetos pessoais da família imperial, móveis, veículos, obras de arte e documentos da Realeza são alguns dos itens que é possível encontrar por lá. Além de seu valioso acervo, o palácio cor-de-rosa e o jardim histórico atraem visitantes interessados na arquitetura de influência europeia e no contexto imperial do século 19.

Museu Júlio de Castilhos (Porto Alegre – RS)

Reprodução

Criado em 1903 em homenagem ao estadista gaúcho Júlio de Castilhos, o museu ocupa dois casarões do século 19, no centro de Porto Alegre. Sua coleção é considerada a principal fonte sobre a história do Rio Grande do Sul, com artefatos arqueológicos dos primeiros habitantes da região, peças jesuíticas das missões Guarani e objetos da política e da vida cotidiana gaúcha.

O edifício principal, tombado pelo patrimônio estadual, já foi residência do próprio Castilhos e foi adaptado para abrigar o Museu do Estado. As antigas salas decoradas e o acervo multimídia ajudam a contar a saga política e social do estado, evidenciando a diversidade regional gaúcha.

Por que visitar museus históricos ajuda a entender o Brasil

Os museus históricos destacam a riqueza e diversidade do patrimônio cultural brasileiro em todas as regiões do país. Cada instituição combina arquitetura e acervo únicos para oferecer ao público um mergulho na história local e nacional.

Visitar esses museus é valorizar as raízes do Brasil e incentivar a preservação contínua dos bens culturais. De Belém a Porto Alegre, planeje sua visita e deixe que cada museu revele seu capítulo da história do nosso país.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.