SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A semana deve começar com tempo firme e em elevação em praticamente todo o estado de São Paulo. Mas a partir de quinta-feira (29), a temperatura promete despencar por causa da passagem de uma frente fria.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira (26), no meio da tarde, a máxima tende a chegar a 28°C no Mirante de Santana, zona norte paulistana, onde é feita a medição oficial da capital paulista.
Nas primeiras horas da manhã, entretanto, é preciso tomar cuidado com o frio. A mínima, segundo o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, pode cair para até 13°C. Aos poucos, porém, o dia esquenta e proporciona uma grande amplitude térmica.
A previsão aponta que a segunda deve ter muitas nuvens, e não há perspectiva de chuva. A umidade relativa do ar pode ficar em torno de 50%. .
A máxima se mantém em elevação na terça (27) e na quarta (28), quando a temperatura pode ficar próxima dos 30°C. Em Santos, na Baixada Santista, os termômetros tendem a alcançar os 33°C.
De acordo com a Metsul Meteorologia, entretanto, o tempo muda com o avanço da frente fria e o ingresso de uma massa de ar frio com maior intensidade.
Na quinta-feira (29), a mínima poderá cair a 8°C e a máxima deverá atingir apenas 21°C no município de São Paulo. A tendência é de temperaturas baixas até o começo da próxima semana.
PREVISÃO DE CHUVA FORTE NO SUL
O Rio Grande do Sul tem alerta para chuvas intensas emitido pelo Inmet. Há possibilidade de 50 mm de acumulado de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h.
Conforme a agência Climatempo, um sistema de baixa pressão posicionado sobre o interior do continente, aliado à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera, reforça a instabilidade em praticamente todo estado gaúcho. Também pode chover forte no extremo sul de Santa Catarina.
A frente fria será seguida pela formação de um ciclone extratropical no sul do país, que também deve afetar as regiões Centro-Oeste, onde há risco de chuva forte, e o Sudeste, conforme a Metsul meteorologia.
Redação / Folhapress
