RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Quem são as outras presidentes mulheres das séries A, B e C

(UOL/FOLHAPRESS) – Leila Pereira, do Palmeiras, certamente é a mais comentada, mas não é a única presidente mulher entre os clubes das três principais divisões do futebol brasileiro.

O QUE ACONTECEU

Além da dirigente alviverde, outras duas agremiações têm comando feminino: o Coritiba, com Marianna Libano, e o CSA, com Mirian Monte. Leila Pereira é quem está no cargo há mais tempo: desde 2021. No fim do ano passado, ela foi reeleita para o triênio 2025/26/27.

Marianna Libano foi eleita em dezembro do ano passado e estará no comando do Coxa até 2027. Ela é a primeira presidente mulher da história do Coritiba.

“Esse é um papel que eu acho importante. A gente ter mulheres em cargos que normalmente são ocupados só por homens. Principalmente pelo sentimento de pertencimento. O pertencimento das crianças que veem a gente, de outras mulheres, elas se sentirem seguras. Para a gente ter cada vez mais mulheres em cargos diretivos. Ainda que nesse mundo ele seja majoritariamente machista”, afirma Marianna ao UmDois Esportes, em novembro de 2024.

Marianna tem 35 anos, é advogada de formação e sócia do Coritiba desde 2010. Ela frequenta o Couto Pereira desde pequena e herdou do pai o amor pelo time alviverde.

SAF desde 2023, o Coritiba não faz uma boa temporada em 2025. Caiu nas quartas de final do Paranaense, eliminado pelo Maringá, e deu adeus à Copa do Brasil logo na primeira rodada, após perder nos pênaltis para o Ceilândia. O time, ao menos, tem boa campanha na Série B: é o sétimo colocado, com 13 pontos, apenas quatro do líder Goiás.

Já Mirian Monte, de 45 anos, assumiu a presidência do CSA em março de 2024, após a renúncia de Rafael Tenório, e tem mandato até fevereiro de 2027. Servidora do Judiciário Federal, ela já foi delegada de Polícia Civil na Paraíba e secretária de Cultura de Maceió. Assim como Leila e Marianna, também é a primeira presidente mulher de seu clube.

“Elas [presidentes mulheres] me inspiram muito. A Leila, por exemplo, tem sido uma referência no futebol, para homens e mulheres, e isso é fantástico! Como é bom ver uma mulher desconstruindo paradigmas, preconceitos e vencendo, deixando sua marca no mundo. Eu, particularmente, sempre me inspirei em mulheres”, disse Mirian Monte, à Gazetaweb, em abril de 2025.

Na semana passada, a presidente do time alagoano aproveitou a classificação diante do Grêmio na Copa do Brasil, para mandar um recado ao torcedor. “O nosso elenco mostrou dentro de campo, a nossa diretoria mostra fora de campo, que nós estamos, realmente, fazendo valer nosso lema [união e força], e o CSA precisa de você nas arquibancadas impulsionando (…) Eu não consigo descrever o êxtase que estou sentindo nesse momento”.

O CSA nesta segunda-feira (26) ocupa o nono lugar da Série C do Campeonato Brasileiro e tenta voltar para a segunda divisão depois de dois anos seguidos na Terceirona. No Estadual, o time foi eliminado pelo ASA nas semifinais, após decisão nos pênaltis.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS