SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas do Metrô de São Paulo, operam com velocidade reduzida na manhã desta quinta-feira (29) por causa de problemas técnicos.
Falha na sinalização entre as estações Paraíso e Santa Cruz deixa trens mais lentos. Segundo o Metrô de São Paulo, por causa do problema na linha 1, a velocidade da linha 3-Vermelha também foi reduzida. As duas linhas se encontram na estação da Sé, que costuma ter movimento intenso em horário de pico.
Estações estão com fluxo de entrada controlado, o que causa filas maiores para embarque. Entre as estações com entradas lotadas, segundo passageiros, estão Santana e Tucuruvi. Aqueles que conseguiram entrar nos trens afirmam que passaram mais de 20 minutos entre cada parada.
Três paradas em mais de uma hora de viagem. De dentro de um trem da linha 1-Azul, o head comercial Rafael Galvão explicou à reportagem que saiu de casa, perto de Tucuruvi, às 6h10 para chegar ao trabalho, perto da estação Autódromo da CPTM, às 8h30. Às 7h50 ele ainda estava na estação Santana, a 14 estações do seu destino dentro da linha azul. Depois disso, ele ainda vai pegar dois trens e um ônibus.
“Tenho que seguir no metrô. Não tenho alternativa, exceto se a CET liberar o rodízio de carros, mas ficarei no prejuízo financeiro, pois terei que me deslocar de Uber até a minha casa”, diz Galvão.
Linha azul tem ligação com a 4-Amarela e 2-Verde, que não estão com problemas. As duas linhas podem ser alternativas para quem estiver nas estações Luz (conexão com a amarela), Paraíso ou Ana Rosa (conexão com a verde) tentando acessar a região central de São Paulo ou ir para a área sul da cidade.
Não há previsão para retorno até o momento. Em nota, o Metrô pediu desculpas aos passageiros e disse que “trabalha para normalizar a circulação dos trens”.
Redação / Folhapress
