Já pensou em comida do futuro? Unir tecnologia à alimentação? Alimentos que podem combater o câncer ou até mesmo reduzir os sintomas da quimioterapia? E em embalagens com nanotecnologia? Tudo isso já é possível. Essas e outras iniciativas inovadoras são apresentadas à partir de hoje no maior evento de tecnologia de alimentos que começa hoje em Campinas.
O evento discute alimentação em tempos de estratégias de saúde e bem-estar físico, metabólico e mental, reunindo líderes globais, especialistas e startups para debater o futuro da indústria de alimentos diante dos medicamentos para perder peso.
Durante o evento, será abordado o impacto da explosão nas vendas dos medicamentos GLP-1, mais conhecidos pelos nomes comerciais Ozempic, Wegovy e Mounjaro, com uso off-label para perda de peso, contrasta com um dado curioso. De acordo com relatório recente da Barclays Research, as cestas de compras nos supermercados estão 10% menores. Os gastos com alimentos embalados também caíram significativamente: 40%. Enquanto analistas econômicos veem esses efeitos com pessimismo, a indústria de alimentos e bebidas tem a oportunidade de se alinhar à demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e nutritivos. Os desafios e os benefícios dessa transformação serão discutidos no mais importante evento na área de foodtech da América Latina. Realizado nos dias 4 e 5 de junho, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a 6ª edição do International FoodTech Forum e o 5º FoodTech Expo vão reunir líderes globais, investidores, especialistas, pesquisadores, universidades, representantes de governos, startups e instituições de fomento sob o tema “A indústria de alimentos e saúde: A receita para um futuro saudável e sustentável”.
Como sede do International FoodTech Forum e do FoodTech Expo, Campinas é reconhecida como capital brasileira da inovação em alimentos. “A cidade é um ecossistema ideal por reunir infraestrutura tecnológica, instituições de pesquisa e mentes criativas capazes de liderar soluções transformadoras para a indústria de alimentos”, destaca Paulo Silveira, CEO e fundador do FoodTech Hub Latam, organizador dos eventos.
Os impactos dos medicamentos GLP-1 sobre a quantidade de alimentos são previstos em US$ 9 trilhões. A projeção tem grandes chances de se consolidar, a contar com mudanças no comportamento do consumidor. Com o propósito de emagrecer, usuários de GLP-1, especialmente, têm reduzido drasticamente a ingestão de lanches, bebidas açucaradas e doces. No dia a dia, têm preferido alimentos integrais, frutas, vegetais, legumes, aves e peixes.
“O comportamento do consumidor impulsiona mudanças dinâmicas na indústria de alimentos e bebidas. Neste momento, a demanda por produtos mais saudáveis e nutritivos desenha um cenário de desafios, mas também de oportunidades para o setor”, afirma Silveira.
Se as pessoas estão comendo menos, como revela o relatório da Barclays Research, o exercício para a indústria de alimentos é oferecer cada vez mais qualidade e saúde associadas ao maior poder nutricional. Para fabricantes de ingredientes e suplementos alimentares, por exemplo, a inclusão na linha de produção de fibras prebióticas, berberina, resveratrol, curcumina, entre outros indutores naturais de GLP-1, pode oferecer suportes valiosos para controle eficaz do peso e dos níveis de glicose.
Nos painéis programados nos dois dias do International FoodTech Forum, as discussões avançam sobre saúde e nutrição, com atenção às estratégias personalizadas para mulheres e também para praticantes de esportes. Este ano, o evento organiza o inédito Fórum de Embalagens de Alimentos.
STARTUPS SUL-AMERICANAS
As startups mais disruptivas do Brasil e da América Latina e as mais importantes agri-food techs sul-americanas estarão reunidas no V FoodTech Expo. Com mentores globais, a exposição proporciona também acesso a investidores.
Entre as startups que participam do evento, o organizador destaca a Protect Mais, especializada em aditivos nanotecnológicos para embalagens que reduzem a necessidade de plásticos e promovem uma economia circular, ajudando empresas a atenderem normas ambientais e adotarem práticas mais sustentáveis.
A Sante Science se destaca como foodtech que desenvolveu uma biotecnologia inovadora a partir de upcycling para produzir ingredientes naturais que previnem o câncer, potencializam o tratamento e reduzem os sintomas da quimioterapia oncológica em pets e humanos, aumentando qualidade de vida, longevidade, saúde gastrointestinal e imunológica.
A Bifidice se notabilizou por colocar no mercado o primeiro sorvete probiótico do mundo. A empresa, que tem disponibilizado seu produto nas prateleiras da América Latina, desenvolveu uma tecnologia que permite a bactérias poderosas sobreviver para proporcionar saúde metabólica ao organismo humano. Em geral, essas bactérias, a exemplo da Bifidobacterium bifidum, não sobrevivem aos processos industriais.
O café Nosso Grão, produzido pela startup de mesmo nome, é um produto diferenciado no mercado. Trata-se do primeiro café naturalmente enriquecido do Brasil que reduz carências nutricionais pela adição de uma farinha à base de plantas proteicas.
Voltada ao agronegócio, a Singular Seeds é uma startup que utiliza análise de imagens e inteligência artificial para avaliar a qualidade de sementes e grãos com precisão e agilidade. Focada em sustentabilidade e alta performance, a empresa oferece soluções que reduzem perdas na produção agrícola e aumentam a confiança na tomada de decisão nos testes de qualidade e no campo.
A Bean Possible, empresa de ingredientes e soluções inovadoras para o setor alimentício, combina ciência, sustentabilidade e brasilidade. Atende no segmento B2B através da produção de ingredientes sustentáveis à base de feijão (proteína, fibra e amido) e de serviços de desenvolvimento de produtos e processos e consultoria técnica.
O VI International FoodTech Forum e o FoodTech Expo são patrocinados por PUC-Campinas, Angel e ExxonMobil.
VI INTERNATIONAL FOODTECH FÓRUM + FOODTECH EXPO
Data: 4 e 5 de junho
Local: Campus I (PUC-Campinas)
Informações e ingressos: internationalfoodtech.com.br



