RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Sofreu desequilíbrio sutil’, diz médico que operou Chico Buarque

RIO, None (UOL/FOLHAPRESS) – Chico Buarque, 80, foi submetido a uma cirurgia cerebral no Hospital Copa Star, no Rio, para o tratamento de uma hidrocefalia. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, que comentou o estado de saúde do artista.

O médico explicou os detalhes da cirurgia e garantiu que Chico Buarque tem boa recuperação. “Ele está muito bem. Ótimo”, afirmou Paulo Niemeyer em entrevista ao O Globo.

Já saiu da cama, anda pelo quarto normalmente. A alimentação é livre, sem restrições. Restrições aos familiares mais próximos, como a mulher e os filhos. Prefiro que ele amplie as visitas só quando voltar para casa. A alta deverá ser na quinta-feira agora. Paulo Niemeyer

O problema de saúde enfrentado por Chico foi causado pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais, o que aumenta a pressão dentro do crânio. A solução cirúrgica envolve a implantação de uma válvula no centro do cérebro, conectada a um cateter que desce por baixo da pele até a barriga. “Quando a pressão aumenta, a válvula abre, drena o excesso de líquido, ele vai para a corrente sanguínea e sai pela urina”, explicou Niemeyer.

O sintoma que levou à investigação médica foi um leve desequilíbrio. “Ele teve um desequilíbrio sutil, normal nessa idade. Poderia perfeitamente seguir a vida com isso. Tem gente que não quer se submeter à cirurgia e prefere, com o passar do tempo, andar com bengala, por exemplo. O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente”, disse Niemeyer.

O médico explicou que, apesar de a técnica cirúrgica ser a mesma ao longo dos anos, os equipamentos evoluíram. “As válvulas estão mais sofisticadas. Antes tinham uma pressão fixa e eventualmente precisavam ser trocadas. Agora são regulares. Importante falar que nenhum dispositivo fica aparente no corpo”, esclareceu

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.