A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta sexta-feira (6) e sábado (7) uma nova mobilização para ampliar o acesso à vacina contra a gripe. A campanha ocorrerá em cinco pontos fora das unidades básicas de saúde: dois supermercados, um shopping center e dois Centros de Saúde localizados no distrito Sul da cidade.
👉 Siga a THMais Record no Instagram
A vacinação será realizada sem necessidade de agendamento e está aberta a todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. O imunizante oferecido neste ano protege contra os vírus das gripes A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser aplicado junto com outras vacinas do calendário oficial.
Além da dose contra a influenza, também serão oferecidas vacinas contra outras doenças, conforme o perfil de cada público. As orientações completas estão disponíveis no site oficial da vacinação em Campinas: vacina.campinas.sp.gov.br.
Durante os dois dias de mobilização, as unidades básicas de saúde seguem com o atendimento vacinal em horário normal, exceto a UBS Paulista. Para receber a dose, basta apresentar documento com foto, carteira de vacinação (se houver) e o Cartão SUS.
A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, destacou a importância de facilitar o acesso ao imunizante. “Nosso objetivo é impulsionar a cobertura vacinal antes do inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios. A vacina é segura e a melhor forma de prevenir sintomas graves e até mortes”, afirmou.
Locais e horários
Sexta-feira (6):
• Shopping Parque das Bandeiras – das 15h30 às 19h30
Av. John Boyd Dunlop, 3.900 – Jardim Ipaussurama
Sábado (7):
• CS Campo Belo – das 8h às 16h
Rua Milton Pereira de Castro, 255 – Jardim Campo Belo
• CS São Domingos – das 8h às 17h
Rua Juvenal de Oliveira, s/n – Jardim São Domingos
• Supermercado Mercairam – das 8h às 12h
Rua Ernesto Alves Filho, 461 – Jardim Campos Elíseos
• Paulistão Atacadista – das 8h às 17h
Av. Ruy Rodriguez, 554 – Vila Aeroporto
• Shopping Parque das Bandeiras – das 10h às 18h
Cobertura vacinal
Em oito semanas de campanha, 231.703 doses já foram aplicadas na cidade. Deste total, 123.268 foram destinadas a idosos, crianças de até cinco anos e gestantes. Os demais grupos prioritários e o público geral receberam outras 108.435 doses.
Mesmo com o avanço da vacinação, a meta da Secretaria de Saúde é alcançar 90% de cobertura em cada grupo prioritário. Entre as crianças, que precisam de duas doses em caso de imunização pela primeira vez, a cobertura atual é de apenas 28%.
Grupos prioritários
A vacinação contra a gripe é prioritária para 494,3 mil pessoas em Campinas, segundo dados do Ministério da Saúde. Estão incluídos idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, população em situação de rua, profissionais da saúde, educação, segurança, transporte, Correios e o sistema prisional, além de pessoas com deficiência.
A lista completa e os locais de vacinação estão disponíveis no portal: vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe
👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais



