A Ceasa de Campinas conseguiu reaproveitar mais de 17 mil metros cúbicos de madeira que seriam jogados fora. São caixas, pallets e outros pedaços de madeira usados pelos comerciantes. Tudo isso agora vira cavacos, que são usados como combustível por indústrias.
Essa ideia é da Assoceasa, a associação dos permissionários da Ceasa, e ajuda a proteger o meio ambiente. Em vez de jogar fora, a madeira é reciclada e reaproveitada. Isso evita sujeira, insetos e também ajuda na limpeza do local.
Siga a THMais Record no Instagram
O trabalho começou de verdade em 2020 e vem crescendo a cada ano. Só no ano passado, foram quase 4 mil metros cúbicos de madeira transformados em cavacos. De janeiro até maio deste ano, já foram quase 1.900 metros.
“Esse projeto mostra que a Ceasa está preocupada com o meio ambiente. O que era lixo, agora serve para outras empresas”, explicou Walquíria Majeveski, presidente da Ceasa.
Hoje, o material é recolhido todos os dias, triturado em máquinas e sai pronto para ser usado por indústrias. Antes, tudo ficava acumulado no pátio, esperando para ser retirado.
Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais
Criado pela própria associação em 2019, o sistema hoje é considerado um exemplo de gestão inteligente e sustentável de resíduos.



