RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Anberlin formou meu caráter’, diz Matty Mullins, novo vocalista da banda

PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – O emo vai bem, obrigado. Um subgênero do rock nascido na segunda metade dos anos 1980 com bandas punk como Embrace e Rites of Spring e inspirado pelo power-punk do Hüsker Dü, o emo —ou emocore, como era conhecido antes da abreviação— trazia letras confessionais e sensíveis sobre guitarras barulhentas. Os fãs do gênero se vestiam de preto, usavam franjinhas no cabelo e se conectavam emocionalmente com as histórias pessoais narradas pelas letras de seus artistas favoritos.

Mais tarde, bandas como Dashboard Confessional, Jimmy Eat World e My Chemical Romance fizeram imenso sucesso comercial explorando a estética e sonoridade do emo e apelando a garotas e garotos tímidos, sensíveis e calados.

Neste mês, o Brasil recebe o evento “Emo Vive”, que reúne três conhecidas bandas americanas —Anberlin, Emery e Mae—, além de ídolos nacionais como Fresno e Hateen e novos nomes da cena brasileira, como Def, Projeto Hare, Boasorte e Morro Fuji.Após um show em Porto Alegre na última quarta-feira, as apresentações acontecem nesta sexta-feira (6) na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, e no final de semana na Audio, em São Paulo.

O nome mais famoso do line-up é o Anberlin. Formado na Flórida, em 2002, o grupo já lançou nove LPs e vem ao Brasil com um show especial celebrando os 20 anos de seu segundo disco, “Never Take Friendship Personal”. O Anberlin é frequentemente citado como uma “banda cristã”, tendo lançado os primeiros LPs pela gravadora americana Tooth and Nail, especializada em rock cristão e “música de mensagens positivas”.

Há dois anos, o cantor do Anberlin, Stephen Christian, anunciou que estava deixando as turnês e passou a ser substituído em shows por Matty Mullins, cantor do grupo Memphis May Fire. Mullins tem 36 anos e é uma década mais novo do que os integrantes do Anberlin, banda que ele acompanha desde que era adolescente. “É incrível eu estar cantando numa banda que formou meu caráter e meu gosto musical”, diz Mullins, de Nashville, estado americano do Tennessee, onde mora. “Estou louco para cantar no Brasil, um país onde o público é tão entusiasmado que todas as bandas que conheço amam se apresentar aí.”

Mullins diz que o disco de estreia do Anberlin, “Blueprints for the Black Market”, de 2003, foi um marco para ele. “Minha família era muito religiosa, meu pai é um pastor batista e ele e minha mãe só me permitiam ouvir música cristã. Minha mãe chegou a quebrar um CD do Metallica que ela achou embaixo do meu travesseiro. Mas quando mostrei para eles os lançamentos da Tooth and Nail e expliquei que aqueles discos, apesar de soarem agressivos, só traziam mensagens positivas, eles me deixaram ouvi-los, e isso mudou minha vida. Passei a amar bandas como MxPX, Plankeye, Ghoti Hook e o próprio Anberlin”.

A religiosidade da família impediu que o adolescente Matty conhecesse bandas que passou a admirar depois de atingir a maioridade, casar e sair de casa, como Rancid, Nirvana e Mudhoney. “Sei que demorei a conhecer artistas que meus amigos, cujas famílias não eram tão severas, conheceram bem antes de mim, mas vejo isso pelo lado positivo: estou sempre conhecendo bandas e discos que são novos para mim”.

Mullins se diz muito agradecido pela chance de fazer parte simultaneamente de duas bandas famosas, Anberlin e Memphis May Fire. “Meu calendário é uma loucura e ainda estou me adaptando à vida em dois grupos diferentes. Mas todo o esforço tem sido compensado pela alegria que é subir num palco com essas duas bandas. Eu era um fã do Anberlin que agora tenho a chance de conviver diariamente com os caras. Eu os amava como artistas e agora os amo como pessoas.”

*

AMBERLIN NO FESTIVAL EMO VIVE

– Quando Sáb. (7), às 16h

– Onde Av. Francisco Matarazzo, 694 – São Paulo

– Preço A partir de R$ 310

– Link: https://audiosp.com.br/1232-emo-vive

ANDRÉ BARCINSKI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS