RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Promotor da Infância visita nova sede dos Conselhos Tutelares de Araçatuba e aprova unificação

O promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Joel Furlan, aprovou a nova sede dos Conselhos Tutelares de Araçatuba e a unificação dos órgãos do município em um único espaço. As considerações foram feitas durante visita realizada na manhã desta sexta-feira (6) ao prédio dos conselhos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Joel Furlan, aprovou a nova sede dos Conselhos Tutelares de Araçatuba e a unificação dos órgãos do município em um único espaço. As considerações foram feitas durante visita realizada na manhã desta sexta-feira (6) ao prédio dos conselhos.

Os dois Conselhos Tutelares estão funcionando desde o dia 10 de maio em um imóvel na Rua Chiquita Fernandes, 45, Vila São Paulo. A mudança consta na resolução 03/25 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão fiscalizador do conselho.

A visita foi acompanhada pela secretária de Assistência Social, Marianne Fornageiro, pelo dirigente administrativo do Núcleo de Apoio aos Conselhos, Edson José da Rocha, e pelos coordenadores das unidades 1 e 2 do Conselho Tutelar, Miriam Almeida e Maurício Aparecido Dário, respectivamente.

CIÊNCIA

O promotor informou que tinha ciência da mudança, antes mesmo de ela ser efetivada, e considerou que a unificação dos conselhos vai ajudar a melhorar a prestação do serviço. Quanto à estrutura do imóvel, ele disse que “faltam alguns ajustes”, mas avaliou o espaço como “excelente”.

“Apesar de serem dois conselhos, o Conselho Tutelar é único. São membros que trabalham na cidade inteira. Então, facilita a integração entre os dois conselhos, que percebi muitas diferenças nos atendimentos e até de relacionamentos, facilita o contato com o Comdica, a fiscalização. Então, só vejo pontos positivos nessa unificação”, ponderou Furlan.

AMBIENTES ADEQUADOS

O prédio dos conselhos possui ambientes adequados para acomodar todos os conselheiros. Há sala separada para o atendimento individualizado, mantendo a privacidade e o sigilo necessários, sala de reunião no espaço externo da casa e oito banheiros disponíveis, indicados como masculino ou feminino.

A secretária de Assistência Social reforçou que a decisão da unificação partiu do Comdica, e houve uma análise para verificar se o prédio comportaria os dois conselhos. “Antes de a unificação ser feita, houve uma conversa com o promotor de Justiça para ver se havia algum impedimento legal”, lembrou.

“Vejo essa unificação como algo muito bom, pois vai facilitar a relação entre os conselheiros, otimizar o trabalho deles e reduzir a sobrecarga. E daremos apoio na construção de processos e fluxos de trabalho e na parte estrutural para auxiliar na melhoria do Conselho Tutelar”, completou Marianne.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS