RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula altera agenda na França sem dar explicações

NICE, FRANÇA (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a participação em um jantar de gala neste domingo (8) em Nice e antecipou sua agenda da segunda-feira (9), em Lyon, sem explicar oficialmente o motivo. Uma fonte do governo ouvida pela Folha de S.Paulo atribuiu as mudanças ao possível cansaço pela agenda cheia na visita à França, que começou na quarta-feira (4).

Lula deveria participar de um jantar de gala no hotel Le Negresco, onde está hospedado, a partir das 20h30 locais (15h30 de Brasília). O encontro foi oferecido pelos organizadores da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3). A conferência é promovida conjuntamente pelos governos da França e da Costa Rica. O Negresco é um dos hotéis mais tradicionais de Nice.

No entanto, a presença de Lula no jantar, que havia sido confirmada pelo governo brasileiro em reunião de informações à imprensa na sexta-feira (6), não apareceu na agenda oficial do presidente divulgada na manhã deste domingo.

Nesta segunda, o presidente tem duas agendas previstas: participação na UNOC3, a partir das 9h30 locais (4h30 em Brasília), e visita à sede da Interpol, organização internacional de polícias, em Lyon. A visita é uma cortesia ao recém-empossado secretário-geral da entidade, o delegado da Polícia Federal brasileira Valdecy Urquiza.

O horário da visita à Interpol, no entanto, sofreu duas mudanças sucessivas. Ela estava anunciada inicialmente para as 13h30 locais (8h30 em Brasília). Depois passou para 12h20 (7h20 em Brasília) e 11h35 (6h35 em Brasília).

Estar às 11h35 na sede da Interpol em Lyon, porém, praticamente inviabiliza a presença do presidente na sessão plenária da UNOC3, em Nice, já que só o deslocamento entre uma cidade e outra, de avião, leva uma hora.

Neste domingo, Lula participou da sessão de encerramento do Fórum de Economia e Finanças Azuis, em Mônaco, juntamente com o príncipe Albert 2º, de Mônaco; os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Costa Rica, Rodrigo Chaves; e o príncipe William, herdeiro do trono britânico. Lula leu seu discurso na sessão, sem fazer improviso, teve reuniões bilaterais reservadas e saiu sem falar com a imprensa.

O objetivo anunciado do encontro é buscar financiamento para tornar mais sustentáveis atividades como a pesca e o transporte marítimo. “Na presidência brasileira do G20, fizemos do oceano nossa prioridade”, afirmou o presidente. “Não falta dinheiro. O que falta é disposição e compromisso político para financiar [uma exploração sustentável dos recursos marinhos].”

À tarde, Lula almoçou no Negresco com o português António Costa, presidente do Conselho Europeu, e tinha um encontro previsto com o presidente do Benin, Patrice Talon.

ANDRÉ FONTENELLE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS