RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia de LA inicia prisões em massa após decreto de toque de recolher

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia de Los Angeles anunciou que está fazendo prisões em massa no centro da cidade enquanto grupos desafiaram o primeiro dia de toque de recolher noturno, que foi imposto após protestos pró-imigração.

A polícia disse que várias pessoas continuam se reunindo entre as ruas Spring e Alameda a noite. ”Esses grupos estão sendo abordados e prisões em massa estão sendo iniciadas. O toque de recolher está em vigor”, afirmou em uma publicação nesta quarta-feira (11) nas redes sociais.

O departamento policial da cidade enfatizou que o toque de recolher vai das 20h às 6h, do horário local. As autoridades orientaram ainda empresas e moradores a documentarem ”danos e vandalismo” em propriedades, por meio de um boletim de ocorrência online. A prefeita Karen Bass disse que 23 comércios foram saqueados durante a noite de segunda-feira.

Pelo menos 25 pessoas já foram presas após toque de recolher. A medida foi determinada apenas para o centro da cidade, uma área de 2,6 quilômetros quadrados. Segundo o decreto, que passou a valer nesta terça-feira (10), ”qualquer pessoa que continuar envolvida em reuniões ilegais e atividades criminosas será detida e presa”. A prefeita afirmou que o objetivo é deter pessoas ”mal-intencionadas”, que estão se aproveitando da escalada caótica do presidente Donald Trump durante os protestos.

Polícia diz que já realizou cerca de 300 prisões desde o início dos protestos. Depois do toque de recolher, os agentes se deslocaram pelas regiões centrais, disparando balas de borracha para tentar dispensar a multidão. De acordo com o Los Angeles Times, 25 pessoas foram presas.

Na sexta-feira, manifestantes foram às ruas da Califórnia em reação às políticas de imigração de Trump. Após o governo do republicano determinar a meta de prender 3.000 estrangeiros por dia e expandir as operações dos agentes de imigração para além dos bairros mais perigosos do país, a população decidiu começar uma série de protestos. Eles já seguem para o quinto dia consecutivo.

Rodovias chegaram a ser bloqueadas pelos manifestantes e alguns carros foram queimados. As forças de segurança precisaram usar gás lacrimogêneo e projéteis de borracha para conter os protestos. Algumas pessoas foram presas e outras, incluindo policiais e jornalistas, ficaram feridas.

A Casa Branca anunciou o envio de 2.000 soldados da Guarda Nacional para a Califórnia no sábado. Trump afirmou que as tropas iriam garantir “uma legalidade muito severa e ordem” e elas começaram a chegar na manhã de domingo, intensificando o confronto entre manifestantes e autoridades policiais.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou que Trump alimentou a desordem. Por isso, ele escreveu uma carta à Casa Branca solicitando a retirada das tropas de Los Angeles. “Não tínhamos problemas até Trump se envolver. Isso é uma violação grave da soberania do Estado”, afirmou no X. Ele disse que os policiais locais não precisavam de ajuda e que, agora, precisava ”limpar a bagunça de Trump”.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS