Um vídeo compartilhado pela assessoria de imprensa do hospital Unimed de Ribeirão Preto nesta quinta-feira (12) mostra o atleta Pedro Severino dizendo sua primeira palavra pública após a internação decorrente de um acidente, ocorrido no início de março, na região de Campinas-SP.
“Alegria”, disse o jogador de 19 anos durante depoimento do pai, Lucas Severino, após a decisão de alta médica do paciente, nesta terça-feira (10).
A liberação de Severino ocorreu 96 dias após a entrada do jogador do RB Bragantino, emprestado pelo Botafogo-SP, na unidade de saúde de Ribeirão Preto.
Nesta quinta-feira (12), o corpo médico do hospital Unimed de Ribeirão Preto prestou uma coletiva à imprensa para apresentar detalhes a respeito da condição de saúde do atleta Pedro Severino.
Participaram da coletiva: Dr. Gil Teixeira (Médico Intensivista Coordenador da UTI); Dr. Romeo Boullosa (Médico Neurocirurgião); Dra. Amanda Benelli Kujavo (Cardiologista Coordenadora de Enfermaria) e Dr. Nelson Sato (Médico Presidente do Conselho de Administração), com mediação de Julio Cesar Paim (Diretor Geral).
“É um paciente que realmente teve uma recuperação muito positiva, e a cada dia ele manifesta uma evolução bem satisfatória. Os cuidados principais que ele precisa agora são: bom acompanhamento neurológico e também um bom acompanhamento na parte motora, com relação à fisioterapia. São os principais pontos para recuperação plena”, explicou a Dra. Amanda Benelli Kujavo, que é cardiologista e coordenadora de Enfermaria.
Quando indagado a respeito do futuro de Pedro Severino como jogador, o médico Gil Teixeira, médico intensivista coordenador da UTI, disse que “A gente está falando de uma paciente que, há 98 dias, estava lutando pela sobrevivência. Nunca a gente pode subestimar um paciente jovem. Hoje, a gente termina uma etapa, que é uma etapa de uma internação hospitalar. É precoce a gente tirar qualquer tipo de conclusão de quanto de autonomia o Pedro vai retomar nesses próximos meses, nesses próximos anos. Mas, eu não subestimaria”, conclui.
O caso
O atleta de 19 anos e seu amigo de equipe, Pedro Castro, ficaram feridos em um acidente na Rodovia Anhanguera, no dia 04 de março deste ano. Os atletas ocupavam um veículo que colidiu contra uma carreta, na região de Campinas-SP.
O carro era dirigido por um motorista contratado, que admitiu ter dormido ao volante. Pedro estava no banco da frente, enquanto o amigo ocupava o banco traseiro.
Pedro Castro, o outro jogador, teve apenas ferimentos leves e Pedro Severino foi encaminhado inicialmente ao Hospital Municipal Dr.Waldemar Tebaldi, em Americana, onde passou por cirurgia por causa de um traumatismo craniano. Lá, ele permaneceu dois dias na Unidade de Terapia Intensiva, onde o hospital chegou a anunciar o início do protocolo de morte encefálica.
Esse protocolo foi interrompido quando Pedro demonstrou reação. O processo, que havia sido aberto, foi suspenso quando o jogador tossiu na retirada de sedação e surpreendeu os médicos com o estímulo.
Já em Ribeirão, no Hospital Unimed, Pedro foi assistido por uma equipe composta por intensivistas liderados pelo médico Dr. Gil Teixeira, além de neurocirurgiões, neurologistas clínicos e suporte de equipes multidisciplinares do hospital. Ele passou por diversos exames e procedimentos cirúrgicos, incluindo a reconstrução da parte frontal do crânio.
Em nota, o Red Bull Bragantino disse que o clube seguirá acompanhando de perto sua evolução e reforça que permanece integralmente à disposição para oferecer todo o suporte necessário neste novo momento de recuperação.
O jovem jogador está emprestado pelo Botafogo-SP na ocasião da viagem, seguia para fazer seu primeiro treino pelo Bragantino.
**Vídeo por Júnior Nemoto



