RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paulo Andrade abre Mundial na Globo com nostalgia e novo frio na barriga

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Paulo Andrade será a voz do Grupo Globo no jogo de abertura do Mundial, entre Al Ahly e Inter Miami na noite deste sábado (14). Cada vez mais prestigiado internamente, o narrador comanda a primeira transmissão em mais uma participação na cobertura de grande evento pela atual casa. O torneio inédito desperta no experiente profissional duas sensações diferentes, uma nova e outra antiga, que aumentam sua empolgação diante da responsabilidade.

LÍDER DA ESCALA

Paulo Andrade trata com orgulho o desafio recebido -e é isso que o move. O locutor caminha para a sua sétima competição internacional em apenas um ano e dois meses na emissora. Até então, já trabalhou em jogos das Olimpíadas, Copa América, Eurocopa, Eliminatórias Sul-Americanas, Nations League e Intercontinental com sua tão sonhada camisa do Grupo Globo. Agora, dará a largada na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Ele é o narrador que fará mais partidas da fase de grupos do torneio no Sportv. A princípio, vai atuar em dez compromissos da primeira fase, salvo eventuais mudanças. O “peso” da oportunidade é celebrado pelo profissional, que foi pego de surpresa com a marca: “Estou sabendo por vocês”, disse, animado, em conversa com a reportagem.

“Uma honra poder trabalhar nesse jogo de abertura. Eu me dedico da melhor maneira possível para merecer cada uma das oportunidades. Então, isso para mim é um peso, no melhor dos sentidos da palavra. Vou fazer de tudo para que meus chefes não se arrependam da escala (risos). Vai ser desafiador e eu sou movido por grandes desafios. Se eu parar de ter desafios, eu paro de narrar, porque aí perde a graça”, disse Paulo.

O torneio disputado nos EUA junta dois momentos da carreira de Paulo, trazendo pitadas de nostalgia à fase atual. Durante os 20 anos que passou na ESPN, ele desenvolveu uma forte identidade com o futebol internacional ao narrar momentos especiais principalmente do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões. A mudança para a Globo fez com sua prioridade virasse o futebol nacional, com as transmissões do Brasileirão, mas o torneio que começa hoje possibilita a mistura das duas eras.

Agora com outro foco, o antigo dono da “voz da Premier League” sonha em acompanhar uma campanha história de um time brasileiro no Mundial. Ele está escalado para narrar jogos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras dentro de seu pacote da fase de grupos e almeja aumentar sua proximidade com as arquibancadas. As torcidas da dupla Fla-Flu, inclusive, já possuem boas lembranças: Paulo comandou as transmissões dos títulos da Libertadores de 2022 e 2023, respectivamente.

“O meu olhar está muito mais voltado para os brasileiros, mas vai ser muito interessante [esse contato com clubes da Europa]. Inclusive, eu já tenho lido em redes sociais torcedores brasileiros dos times europeus perguntando: ‘Vai narrar jogo do Chelsea, do City, da Juventus?’, ‘Poxa, que saudade’, ‘Vai ser muito nostálgico’. As pessoas estão escrevendo e eu estou nessa onda também, nesse embalo

Quem sabe [virar] a ‘voz’ do título mundial de brasileiro? Eu procuro ser a voz de momentos históricos das torcidas que estão no meu quintal. Acho que é difícil [um brasileiro campeão], olhando friamente, mas quem sabe… Vai, quero ser a voz de uma de uma histórica participação de um brasileiro na Copa do Mundo de Clubes e, na sequência, continuar fazendo parte, digamos assim, da história dos clubes e das torcidas mais próximas de mim”, afirmou Paulo à reportagem.

TORNEIO INÉDITO, VELHOS SENTIMENTOS

O ineditismo do Mundial também faz com que Paulo volte a experimentar um frio na barriga, mas ele abraça a sensação e estará “concentrado” assim como os jogadores. Mesmo experiente e tendo no currículo até final da Copa do Mundo de seleções, o narrador paulista não esconde a ansiedade por viver a novidade que será o torneio. Por isso, a preparação foi redobrada e conta inclusive com uma imersão em terras cariocas, onde a Globo centralizará sua cobertura, para o início do Mundial.

“É interessante, para todo mundo vai ser muito diferente. Estou cheio de expectativas, contando as horas para o início e ainda tentando processar o tamanho do significado disso exatamente por se tratar de um torneio inédito. Gera um friozinho na barriga diferente por ser algo que nós, mesmo os experientes, nunca fizemos na carreira: a transmissão de uma Copa do Mundo de Clubes.

Eu sou de São Paulo e vamos fazer toda a transmissão da primeira fase do dos estúdios do Rio de Janeiro. Então é até algo positivo, porque a partir do momento em que eu viajar para o Rio, um dia antes da partida de abertura, eu vou ficar como se fosse um time concentrado. Em regime quase que total de concentração, entre hotel, estúdio e estudos”, contou Paulo.

Dentro do Grupo Globo, o jogo de abertura será exibido apenas no Sportv, com a voz de Paulo. A bola rola no Hard Rock Stadium a partir das 21h (de Brasília) para o confronto válido pelo Grupo A, o do Palmeiras.

ESCALA DE PAULO ANDRADE NA FASE DE GRUPOS DO MUNDIAL

– Al Ahly x Inter Miami – 14/6, às 21h

– Chelsea x Los Angeles FC – 16/6, às 16h

– Fluminense x Borussia Dortmund – 17/6, às 13h

– Manchester City x Wydad Casabalnca – 18/6, às 13h

– Palmeiras x Al Ahli – 19/6, às 13h

– Inter de Milão x Urawa Red Diamonds – 21/6, às 16h

– Real Madrid x Pachuca – 22/6, às 16h

– Botafogo x Atletico Madri – 23/6, às 16h

– Flamengo x LAFC – 24/6, às 22h

– Juventus x Manchester City – 26/6, às 16h

ANDRÉ MARTINS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS