RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Academia pode ser lugar violento com vozes dissonantes, diz Pondé

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No Tablado Mário de Andrade da Feira do Livro de São Paulo, o filósofo e colunista deste jornal Luiz Felipe Pondé apresentou seu novo livro, “Da Alma aos Ossos”, em uma conversa que uniu reflexões existenciais e crítica social. O papo aconteceu no espaço da Folha no Tablado Literário.

Médico por quase metade da graduação –cursou cinco anos de medicina antes de migrar para a filosofia–, Pondé contou que o desejo de participar do debate público acompanha sua trajetória desde os tempos universitários, quando já percebia a tensão em certas dinâmicas do seu trabalho. “A academia pode ser um lugar violento”, disse, ao comentar como o ambiente intelectual nem sempre acolhe vozes dissonantes.

Seu novo livro trata do que Pondé chamou de “mercantilização da subjetividade”, tema que atravessa também seus ensaios e colunas. “Culturas são produções objetivas do espírito”, afirmou.

Para Pondé, vivemos em uma época marcada por um mal-estar muito semelhante àquele anunciado por Freud –um estado de inquietação generalizada alimentado pela imposição constante de uma felicidade performática. “Há uma cultura produzida o tempo todo a partir de um movimento falso de felicidade, daí o mal-estar”, explicou.

Em tom crítico, o filósofo também alertou para os perigos do otimismo desmedido. “Deveríamos ter cuidado com o otimismo, pois não sabemos de onde vem, pelo menos em termos psíquicos”, disse, sugerindo que certas esperanças podem ser menos fruto de lucidez e mais resultado de negação.

Segundo Pondé, seu posicionamento afirma-se contrário aos imperativos de bem-estar e leveza que dominam parte do discurso atual, propondo uma leitura que reconhece o mal-estar como parte da experiência contemporânea.

A 4ª edição da Feira do Livro de São Paulo teve início neste sábado (14), na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu.

CAROLINA FARIA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS