O homem de 39 anos, preso após fazer uma mulher refém em uma lanchonete em Taubaté, na quinta-feira (19), já havia sido condenado por um crime semelhante em 2020, na capital paulista. Ele cometeu o crime durante a “saidinha” temporária – o homem tem quatro condenações por roubo e uma por furto.
Leia mais notícias da região aqui.
Identificado como Olegário Barbosa Lima, ele foi denunciado por manter sob ameaça a gerente de uma loja no Shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo, em dezembro de 2020. Na ocasião, segundo o TJ-SP, o homem simulou um assalto e usou um grampeador como arma para ameaçar a vítima, afirmando que estava sendo perseguido por integrantes de uma facção criminosa e exigindo a presença da polícia.
Durante o processo, Olegário afirmou que o objetivo era ser preso, já que temia ser morto por pessoas ligadas ao crime organizado. Ele relatou estar em situação de rua e ter saído recentemente da prisão.
A Justiça concluiu que ele sofria de transtornos mentais provocados pelo uso de drogas e, por isso, foi considerado inimputável. O crime inicialmente foi enquadrado como sequestro, mas acabou desclassificado para constrangimento ilegal.
Olegário foi absolvido e submetido a uma medida de segurança em tratamento ambulatorial por, no mínimo, um ano, que foi cumprido em uma unidade de saúde especializada.
Segundo a sentença, ele era incapaz de compreender o caráter ilícito da conduta na época.
Novo caso: comerciante feita refém em Taubaté
Na tarde da quinta-feira (19), Olegário voltou a ser preso após fazer uma mulher refém dentro de uma lanchonete no Terminal Rodoviário, no bairro Jardim Ana Emília, em Taubaté. Veja, abaixo, um vídeo completo da ação:
Segundo a Polícia Militar, ele havia tentado invadir uma perfumaria, mas desistiu do roubo após perceber a presença de clientes. Em seguida, atravessou a rua e entrou na lanchonete, onde pulou o balcão e ameaçou a proprietária com uma faca.
A PM foi acionada e iniciou a negociação, que durou cerca de duas horas até que a vítima fosse libertada. O homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Taubaté. A mulher não sofreu ferimentos.



