O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê um declínio abrupto nas temperaturas a partir desta segunda-feira (23) para as regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A mudança está associada à chegada de uma frente fria que avançará da região sul do país para o estado de São Paulo, provocando também rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h no litoral.
Leia mais notícias da região aqui.
Nesta segunda, a maior parte da região ainda terá um dia quente, com ventos soprando a cerca de 30 a 35 km/h. As temperaturas máximas podem chegar a 27 graus em várias localidades, enquanto em Campos do Jordão o clima segue mais ameno, com máximas por volta de 20 graus.
Porém, a partir da noite e madrugada seguintes, o sistema frontal deve começar a atuar, trazendo chuvas localizadas principalmente no Vale Histórico e Alto Vale, além de queda significativa nas temperaturas.
Para terça-feira (24), a previsão indica temperaturas mínimas que podem ficar entre 4 e 5 graus no interior do Vale, com possibilidade de geadas em áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, onde a máxima pode cair para 13 graus.
Já na quarta-feira (25), a queda do termômetro continuará e, a partir de quinta-feira, as temperaturas sobem rapidamente com a entrada de ventos do quadrante nordeste, fazendo o clima voltar a ficar ameno.
Alerta de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O aviso é válido das 10h às 21h desta segunda-feira (23) e representa “perigo potencial”, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h.
Entre os municípios incluídos no alerta estão Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos, no Vale do Paraíba; Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte. As chuvas já eram previstas para os primeiros dias do inverno, iniciado na última sexta-feira (21).



