A comunidade LGBTQIAPN+ de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (26), uma manifestação em frente à Câmara Municipal, com o intuito de pressionar os vereadores para cassação do mandato do vereador Thomaz Henrique (PL).
O parlamentar é acusado de promover discursos ofensivos e discriminatórios contra a população LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans.
Leia mais notícias da região aqui.
Cerca de 60 pessoas participaram do ato, que contou com a presença de representantes de entidades locais e nacionais de defesa dos direitos humanos e LGBTQIAPN+. Segundo os organizadores, a manifestação foi um chamado à resistência e um alerta contra a normalização da LGBTfobia na cidade.
O pedido de cassação do vereador já foi aceito pela Casa, mas ainda precisa ser analisado pelo Conselho de Ética, que tem até esta sexta-feira (27) para apresentar um parecer.
A conduta do vereador, segundo os manifestantes, fere diretamente a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente atos de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no estado de São Paulo.



