RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Araçatuba abre licitação para estudos ambientais da ampliação do aterro sanitário

A Prefeitura de Araçatuba publicou, nesta quinta-feira (26), o edital de licitação para contratar uma empresa que será responsável por elaborar os estudos necessários à ampliação do aterro sanitário municipal.

Foto: Divulgação
Aterro de Araçatuba está perto de atingir sua capacidade máxima | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araçatuba publicou, nesta quinta-feira (26), o edital de licitação para contratar uma empresa que será responsável por elaborar os estudos necessários à ampliação do aterro sanitário municipal.

O trabalho faz parte do processo de licenciamento ambiental da nova área. O investimento previsto é de R$ 392.610,29, com recursos próprios do município.

As empresas interessadas têm até as 8h30 do dia 22 de julho para enviar suas propostas pela plataforma www.bll.org.br. No mesmo dia, às 8h31, começa a sessão pública de abertura das propostas, seguida da etapa de lances, a partir das 9h. O edital está disponível nos sites da Prefeitura (www.aracatuba.sp.gov.br) e da Bolsa de Licitações (www.bll.org.br).

NOVA CÉLULA

A contratação dos estudos marca o início do processo para a construção de uma nova célula no aterro sanitário, que hoje recebe cerca de 180 toneladas de lixo por dia. O aterro está localizado no Bairro Cafezópolis e é responsável por toda a destinação de resíduos sólidos do município.

Para viabilizar a ampliação, a Prefeitura desapropriou, em março, uma área de 10 hectares da Fazenda Água Boa, no Bairro Água Branca. A previsão é que a licitação para as obras da nova célula seja lançada até janeiro de 2026. O investimento previsto nessa etapa é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, os estudos ambientais são essenciais para garantir segurança técnica e conformidade com a legislação.

“Estamos dando um passo importante, com responsabilidade ambiental e planejamento, para assegurar a continuidade do serviço de destinação de resíduos com eficiência”, afirmou.

PLANEJAMENTO

O projeto também faz parte das ações de desenvolvimento urbano sustentável que estão em andamento no município.

Em janeiro, Araçatuba firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (Imci), voltado à construção de soluções para desafios estruturais, como a gestão de resíduos.

O convênio, sem repasse financeiro, permite parcerias com universidades e instituições de pesquisa para apoiar o município na formulação de propostas técnicas e sustentáveis.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS