RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mais de 600 celulares roubados são recuperados pela polícia de SP em projeto piloto

Mais de 600 celulares roubados ou furtados foram recuperados em um único dia por meio de um projeto piloto do Governo de São Paulo. A ideia é rastrear os aparelhos a partir do número de IMEI, código único de identificação de cada celular, que é vinculado ao CPF do comprador.

O objetivo do programa é cruzar os dados dos boletins de ocorrência com as informações fornecidas pelas operadoras de telefonia. Caso o código de um celular furtado ou roubado passe a estar associado a outro CPF, essa pessoa será acionada para prestar esclarecimentos. Se não comprovar a origem do aparelho ou devolver, poderá responder por receptação.

IMEI possibilita bloqueio do número

Além de ajudar nas investigações, o IMEI também é uma ferramenta importante para quem teve o celular levado. Com ele, é possível entrar em contato com a operadora de telefonia e pedir o bloqueio do aparelho, o que impede o uso, mesmo com a troca de chip. O número pode ser obtido ao digitar *#06# no celular ou verificando a caixa original do aparelho.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, a primeira fase do projeto já mostrou resultados expressivos. “Em um dia, 674 aparelhos celulares foram recuperados. Em um universo pequeno, conseguimos devolver o que muitas vezes é o sonho da pessoa, que comprou parcelado e não tinha esperança de recuperar”, afirmou o secretário.

Uma nova operação, em maior escala, está prevista para o dia 7 de julho.

LIDE ABC

A declaração de Derrite foi dada durante um evento do LIDE ABC, realizado nesta quinta-feira (26) em Santo André, no ABC Paulista. O encontro reuniu autoridades públicas e representantes do setor empresarial da região.

Walter Dias, CEO do LIDE ABC, destacou o papel da entidade na articulação regional. “O objetivo principal do LIDE aqui no Grande ABC é justamente fomentar a nossa região, fazer essa conexão entre o setor produtivo e o setor público. Isso é fundamental para desenvolver cada vez mais o nosso território”, disse.

A proposta do governo estadual é expandir o programa após os testes, como forma de combater o mercado ilegal de celulares e facilitar a devolução dos aparelhos às vítimas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS