RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula vai visitar Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

SÃO PAULO, SP E BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar na tarde desta quinta-feira (3) a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires, de acordo com a Presidência da República.

Mais cedo, a Justiça da Argentina tinha autorizado a visita de Lula da Silva (PT) ao apartamento no bairro de Constitución, onde a ex-presidente cumpre pena de seis anos por corrupção.

O pedido do encontro foi feito pelos advogados de Cristina. Lula chegará na capital argentina nesta quarta-feira, às 18h. Ele tem um café marcado na manhã de quinta-feira com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em seguida participará do encontro de chefes de Estado do Mercosul, onde receberá a presidência pro tempore do bloco do argentino Javier Milei,

Crítica ferrenha do atual presidente da Argentina, Cristina e Lula já conversaram por telefone, segundo o próprio presidente disse em suas redes sociais. Ela foi condenada à prisão e à inabilitação política perpétua por administração fraudulenta.

O tribunal que a condenou em primeira instância determinou, entre outras medidas, que ela deve pedir permissão para receber visitas além de seus familiares, médicos ou advogados.

Em julho de 2019, quando ainda era candidato, o ex-presidente Alberto Fernández, visitou Lula na prisão em Curitiba. O argetino venceu as eleições naquele ano, com Cristina como sua vice, e comandou o país até 2023.

O 2º Tribunal Federal de Audiência concedeu a prisão domiciliar a Cristina pela sua condição de ex-presidente e por questões humanitárias, especialmente por sua idade de 72 anos —na Argentina, esse pedido pode ser feito para todos os maiores de 70 anos.

Esta será a primeira visita de Lula à Argentina desde a posse de Milei em dezembro de 2023.

MANOELLA SMITH E DOUGLAS GAVRAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS