RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Região Sul bate recorde de frio no ano; baixas temperaturas devem continuar até a próxima semana pelo país

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A massa de ar polar que chegou à região Sul do país na terça-feira (1º) derrubou as temperaturas na madrugada desta quarta (2), fazendo com que o recorde de frio do ano no país fosse batido em três cidades: Bom Jardim da Serra (SC), com -9,7°C, Pinheiro Machado (RS), com -9,1°C, e Painel/Fazenda Velha (SC), com -8,8°C.

O recorde anterior de temperatura mais baixa foi de -8,2°C, medido em Urupema (SC), em 24 de junho. Nesta quarta, a cidade da serra catarinense registrou uma marca bem próxima, de -7,8°C.

A cidade de São Paulo também bateu recorde de frio nesta terça.

Segundo a MetSul, as temperaturas ficaram abaixo de zero em ao menos 102 cidades gaúchas, considerando dados do Inmet, de universidades e de estações particulares. Dezenas de municípios tiveram registro de geada pela manhã e de camadas finas de gelo acumuladas sobre carros.

Em Santa Catarina, de acordo com o Ciram/Epagri (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), foram 40 as cidades com temperaturas negativas entre a noite de terça e a manhã de quarta.

Os institutos de meteorologia preveem que a massa de ar polar que atingiu a região comece a se dissipar nesta quinta-feira (3), indo para o oceano Atlântico. No entanto, o dia ainda deve ser muito frio, e temperaturas abaixo de 0°C poderão ocorrer novamente, principalmente nas regiões das serras gaúcha e catarinense. De acordo com a Climatempo, há condições para a formação de geada na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

No mapa de previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, o Rio Grande do Sul deve ter temperaturas entre -2°C e 4°C em quase todos os municípios nesta quinta.

Com o fim da massa de ar polar, a previsão é que o frio diminua nos próximos dias, mas isso não significa que vá fazer calor. Pelo menos até o fim de semana, as temperaturas mínimas ficarão próximas de 0°C nas áreas montanhosas. As máximas até podem superar os 10°C em alguns momentos, nas a sensação de frio deve continuar.

Até a próxima semana, as temperaturas devem aumentar levemente, com máximas entre 15°C e 18°C. No entanto, como estamos no inverno, existe a possibilidade de uma nova frente fria trazer outra massa de ar polar ao país, o que faria com que as temperaturas despencassem novamente.

TEMPERATURAS MAIS BAIXAS NO PAÍS NESTA QUARTA (2)

Temperaturas mais baixas no país nesta quarta (2)

-9,7°C Bom Jardim da Serra (SC)

-9,1°C Pinheiro Machado (RS)

-8,8°C Painel/Fazenda Velha (SC)

-8,1°C São Joaquim/Caminhos da Neve (SC)

-7,8°C Urupema/Parque exposição (SC)

-6,6°C Urubici/Vacas Gordas (SC)

-5,4°C André da Rocha (RS)

-5,3°C São José dos Ausentes (RS)

-5,2°C Bom Jesus (RS)

-5,2°C Monte Alegre dos Campos (RS)

-5,1°C Getúlio Vargas (RS)

-5,0°C Pedras Altas (RS)

(Fontes: Inmet, Epagri-Ciram e particulares)

SÃO PAULO TEM A TARDE MAIS FRIA DO ANO

De acordo com a medição oficial do Inmet na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, a cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira a tarde mais fria do ano, com a temperatura máxima de apenas 13°C. É o segundo dia consecutivo de quebra de recorde na capital, superando os 16,1°C registrados no dia anterior.

Essa marca foi provocada, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, pela persistência da nebulosidade ao longo do dia, aliada à presença de uma massa de ar frio de origem polar, que foi determinante para a manutenção das temperaturas baixas em toda a cidade.

Se 13°C é a menor temperatura máxima no ano, a menor temperatura mínima registrada foi de 5,9°C, em 25 de junho.

Segundo análises meteorológicas da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a expectativa é de que o frio continue nos próximos dias na capital. Modelos numéricos indicam que outro recorde de menor temperatura máxima pode ser registrado nesta quinta-feira, com previsão de valores próximos aos 13°C.

Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas mínimas devem variar de 11°C a13°C pelo menos até a metade do mês de julho. A máxima, no entanto, deve começar a subir gradativamente, superando os 20°C no sábado (5) e se mantendo entre 22°C e 23°C nos dias seguintes.

Além da capital, outras regiões do estado também enfrentaram temperaturas bastante baixas nesta quarta. Na Baixada Santista, a máxima ficou em torno de 14°C, o menor valor registrado em 2025 até o momento. Na região de São José dos Campos, os termômetros marcaram máxima de 16°C. Apesar do frio, não se trata do menor valor do ano na região. Já na região de Sorocaba, a máxima foi de 16,4°C, também sem quebra de recorde.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS