RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Porto Alegre reabre comportas após recuo de enchente do lago Guaíba

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Porto Alegre ordenou, nesta quinta-feira (3), a reabertura de quatro comportas do sistema de proteção contra cheias da cidade.

Localizadas no Cais Mauá, no centro da capital, as comportas 1, 2, 4 e 6 são móveis e estavam fechadas desde segunda (30). De acordo com o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), a decisão foi tomada devido à baixa do nível do lago Guaíba e de todos os seus afluentes.

As comportas do centro dão acesso a áreas internas do cais do porto, como a entrada para o catamarã que conecta Porto Alegre à cidade de Guaíba.

“Os especialistas consultados pelo Dmae apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida. Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, disse o diretor-executivo do órgão, Vicente Perrone, em nota divulgada pela prefeitura.

O lago Guaíba recuou 9 centímetros entre as 22h de quarta-feira (2) e as 6h desta quinta-feira, conforme medição na régua do Cais Mauá, chegando a 2,63 metros. Nesse ponto, a cota de inundação é de 3 metros.

Em 25 de junho, o Guaíba chegou a atingir a cota de inundação no cais, marcando 3,01 metros por alguns minutos em duas ocasiões ao longo do dia.

O Guaíba segue acima da cota de inundação na região das ilhas, onde o limite é de 2,2 metros. Pela manhã, a régua local marcava 2,42 metros.

As comportas 11, 12, 13 e 14, que foram fechadas emergencialmente com sacos de areia, pedras e argila, devem continuar fechadas.

Três delas estão em obras para substituição por portões, semelhante às comportas da região central da cidade, em um projeto que deve custar R$ 8,2 milhões. Já a 13 deve ser selada permanentemente, assim como as comportas 8, 9 e 10, já fechadas temporariamente desde antes das cheias. Para estas, o valor estimado é de R$ 3,1 milhões

As comportas 3 e 5, no cais Mauá, já foram fechadas definitivamente com concreto.

FRIO DEVE DIMINUIR ATÉ O FIM DE SEMANA

A previsão do tempo indica que o frio que atinge a região sul deve suavizar até o fim da semana. Nesta manhã, a menor temperatura registrada no estado foi novamente em Pinheiro Machado: -6,1°C, medida por uma estação particular de meteorologia.

Segundo a MetSul Meteorologia, o enfraquecimento da massa de ar polar e a chegada da nebulosidade ao estado devem reduzir a frequência de temperaturas negativas nos próximos dias. A tendência é que julho seja um mês menos chuvoso.

Em Santa Catarina, a temperatura mínima foi registrada em Urupema: -5,02°C, de acordo com o Epagri/Ciram, serviço estadual de meteorologia. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -4,04°C, e em Urubici, -3,94°C.

A região da Serra Catarinense teve a primeira queda de neve do inverno na noite de segunda-feira (30). No entanto, a primeira ocorrência de neve na região foi registrada ainda na madrugada de 29 de maio.

CARLOS VILLELA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS