RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com mais de 80 mortes, Texas vive medo com previsão de chuva torrencial

Presidente Trump tem planos de visitar o Texas: "É uma catástrofe como não se via há 100 anos, e é simplesmente atroz o que está acontecendo"

Uma imagem de drone mostra casas inundadas após chuvas torrenciais que provocaram inundações repentinas ao longo do Rio Guadalupe em San Angelo, Texas | Patrick Keely via REUTER
Uma imagem de drone mostra casas inundadas após chuvas torrenciais que provocaram inundações repentinas ao longo do Rio Guadalupe em San Angelo, Texas | Patrick Keely via REUTER

O estado norte-americano do Texas tem previsão de mais chuvas torrenciais e inundações para esta segunda-feira (7), enquanto 41 pessoas estão desaparecidas e pelo menos 81 morreram desde a sexta-feira.

Centro do Texas deve ter mais um dia de ameaça de inundações repentinas. Em comunicado, o Serviço Nacional de Meteorologia informou que um ambiente úmido e condicionalmente instável continua em toda a parte do estado já devastada pelas enchentes.

Alertas permanecem em vigor até às 19h de hoje. Durante a noite, a previsão é de que haja uma calmaria nas tempestades até que elas apareçam novamente durante o dia de amanhã.

Pelo menos 82 pessoas morreram. Do total de vítimas, pelo menos 28 são crianças. O condado de Kerr foi o mais afetado, com 68 mortos, segundo o xerife Larry Lethia.

Ao menos 41 pessoas estão desaparecidas. O total de desaparecimentos, no entanto, pode ser muito maior, afirmou o governador do Texas, Greg Abbott. Cães farejadores são usados pelas equipes de resgate. Com o passar das horas, no entanto, a chance de encontrar alguém vivo diminui.

Presidente Donald Trump tem planos de visitar o local nessa sexta-feira. “É uma catástrofe como não se via há 100 anos, e é simplesmente atroz o que está acontecendo”, disse Donald Trump a jornalistas em Nova Jersey, antes de embarcar em seu avião de volta para Washington.

Ele anunciou ontem que assinou uma declaração de desastre para o condado de Kerr. “Essas famílias estão enfrentando uma tragédia inimaginável, com muitas vidas perdidas e muitas ainda desaparecidas”, escreveu na rede social Truth Social. O republicano ainda reiterou que o governo federal está trabalhando com as autoridades estaduais e locais para lidar com os resgates e consequências do desastre.

O republicano também negou qualquer ligação entre os cortes orçamentários nos serviços meteorológicos nacionais e o número de vítimas. “Não acredito nisso”, comentou, ao responder uma pergunta sobre a necessidade de recontratar uma parte do pessoal demitido pelos cortes.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS